O contraste entre flores e plantas é enorme
Todos nós que trabalhamos na indústria ornamental, onde quer que estejamos no mundo, estamos mais ou menos no mesmo barco. A maioria das coisas que li sobre outros países parece semelhante às nossas próprias experiências. É difícil acreditar no que estamos passando. Tempos tão estranhos. Após três meses difíceis, encerramos o mês de junho com um aumento de 43% no volume de negócios! E ouso dizer que julho provavelmente será ainda melhor.
O contraste entre os diferentes produtos e produtores é enorme, no entanto. A situação das plantas com flores se normalizou. Mas a demanda por plantas verdes é extremamente alta, enquanto o segmento de flores de corte enfrenta grandes problemas devido ao cancelamento de eventos e comemorações.
Juntamos forças com produtores e clientes para tentar vender mais flores cortadas para uso pessoal através dos varejistas. Os produtores de flores cortadas também começaram a procurar alternativas, e alguns deles estão mudando parcialmente para plantas em vasos, frutas ou vegetais. É quase certo que a produção perdida levará a aumentos de preços de flores cortadas nos próximos meses.
Apesar da pandemia, também proporemos um plano de investimento para uma expansão acelerada de 12.500 m2 das instalações do cliente. A demanda por mais espaço é enorme no momento. Dessa forma, poderíamos conseguir as instalações extras no dia das mães em 2021. Quem imaginaria três meses atrás que as coisas melhorariam isso rapidamente?
Felizmente, a situação geral no Brasil também está melhorando gradualmente. Os bloqueios estão sendo levantados. O leilão voltou a funcionar, de acordo com o novo normal.
No entanto, a mudança das vendas de relógios para vendas digitais e serviços intermediários continua. A pré-venda de leilão, em particular, tornou-se um recurso permanente.
A questão é se o suprimento de relógios voltará aos níveis antigos. Agora que todos se familiarizaram com os serviços digitais e fizeram parte de sua rotina, eu diria que certamente haverá alguns efeitos duradouros.
Espero sinceramente que as coisas melhorem também para outros empreendedores. Para restaurantes, academias, varejistas e turismo, por exemplo. Holambra é um destino turístico popular. Mas os cafés ao ar livre estão vazios há muito tempo. A cidade está deserta. Temos que nos ajustar e aceitar as circunstâncias. Vamos permanecer positivos e continuar trabalhando por um futuro próspero.
André van Kruijssen,
CEO Veiling Holambra, Brazil