Entre tantas consequências e mudanças trazidas pela pandemia, um repensar sobre o proposito de nossas vidas é o que terá mais impacto nos negocios. Se antes nos dedicávamos loucamente a “busca da felicidade” e essa busca estava muito associada ao consumo e a pressa, percebemos que com a fragilidade da vida esse propósito precisava mudar, e o que se lê hoje é uma nova busca – “uma vida que valha a pena ser vivida!”
Isso significa basicamente repensar onde quero gastar meu tempo. Passaremos a buscar mais:
- Atividades que nos remetam ao autoconhecimento e equilíbrio – atividades manuais, lazer a céu livre
- Oportunidades de apoiar, interagir e fomentar a comunidade local – crescimento do comercio local, do comercio rural, engajamento em campanhas sociais
- Quero me conectar com a natureza e colaborar para melhorar o mundo que deixarei para as próximas gerações – menos consumo, casas mais verdes, mais preocupação com o reaproveitamento de produtos
- Quero cuidar melhor da saude – orgânicos, exercícios, boas conversas, tempo e atenção para quem importa, melhorar relacionamentos
Sobre diversos aspectos essas mudanças se conectam com o segmento de plantas e flores, e nele, com os garden centers.
O segredo no varejo será o conhecimento que acumulamos sobre os clientes, sobre o tempo que nos dedicamos a esse relacionamento e sobre nossa capacidade em transformar esses aprendizados em novos serviços ou produtos.
Os garden centers devem se ver como a nova opção de lazer das pessoas (um negócio diferente da compra e venda de plantas). Eles concorrerão com os Shopping Centers!
Eles devem agir como centros de descompressão, ajudando as pessoas a encontrarem seu novo proposito de vida:
- Espaços de estar
- Espaços instagramáveis
- Cafeteria
- Som ambiente
- Navegação fácil
- Agenda de eventos
- Relacionamento web com conteúdo pertinentes
- Premiação do consumo
- Centro de informações
- Motivador e fomentador dos hobbies com atividade manual – Home Gardening, Urban Jungle, horticultura e mesmo pet shop.
Isso tudo também se conecta com o Home Office e a tendência de unir o espaço de trabalho e moradia no mesmo local. Locais como o “sun corner” ou cantinho do descanso serão muito valorizados.
Precisamos desenvolver o acolhimento no atendimento pessoal e a sintonia no relacionamento web.
Para os produtores temos que pensar nas oportunidades que esse cenário proporciona:
- Trocar os vasos pretos de plástico por vasos decorativos
- Ações promocionais conjuntas com o varejo
- Eventos no varejo
- Turismo rural
- Aluguel de espaços no sítio para casamentos e eventos
- Apoiar campanhas sociais
E COMO O ECOSSISTEMA DE FLORES PODE AJUDAR NESSA CAMINHADA
Um ecossistema deve fomentar o desenvolvimento local de uma cadeia a partir do fomento da conexão empresarial, da criação de inovação, da eliminação de improdutividades, da melhoria transacional e do fortalecimento do relacionamento com o cliente final, através da ação conjunta daqueles que dele participam.
Vejam algumas iniciativas concretas:
- Criação de uma agenda promocional conjunta
- Criação de campanhas sociais
- Lançamento e desenvolvimento de novos produtos
- Desenvolvimento de inovação incremental – no atendimento e no relacionamento com o cliente final
- Premiar o cliente frequente
- Ofertas multivarejo
- Conteúdo especializado
- Construir a confiança com o cliente final
È importante ressaltar que o principal canal de vendas desse ecossistema, os GARDEN CENTERS, se conecta também com outros ecossistemas locais:
- Verduras e orgânicos
- Cervejas especiais
- Carnes especiais
- Pet shops
- Queijos artesanais
Assim podemos expandir a visão de possibilidades para um cenário multisetorial.
As flores são mais que alimento da alma, elas são uma nova forma de lazer com proposito!
Precisamos oferece experiencia melhores e com o fortalecimento da cadeia de flores, favorecer o desenvolvimento regional!
Os interessados em se conectar nesse projeto podem contatar o Sebrae Maringá, inscrevendo-se através de 44 – 999700644
Augusto Aki – consultor Sebrae