Manutenção de Jardins e áreas verdes
Publicado
por André Nascimento em Dicas · 23 Janeiro 2019
Tags: manutencao, em, jardim, flora, de, itu, paineiras, de, itu, tecnico, em, jardim, florista
A
IMPORTANCIA DO PROFISSIONAL TÉCNICO
Os jardins são áreas importantes para o convívio das pessoas e para a valorização do patrimônio. Todo jardim precisa de manutenção constante para que o seu desenvolvimento seja guiado para a beleza e praticidade desejada.
A falta de manutenção adequada pode, por exemplo, comprometer toda a estrutura, o solo e as plantas do jardim. Ter que refazer um jardim inteiro não é algo barato.
Portanto, todo o esforço com jardinagem pode ser em vão, caso não haja o conhecimento técnico necessário para a sua manutenção.
Desta forma, é importante o acompanhamento de um profissional técnico, para elaborar um plano de manutenção adequado e de acordo com as necessidades de cada espécie vegetal existente no jardim ou área verde.
Dentre as atividades de manutenção de um jardim, incluem:
– Podas de árvores e arbustos;
– Corte de grama;
– Adubações;
– Irrigação;
– Controle de pragas e doenças; e
– Retirada de resíduos.
Cada espécie vegetal possui suas particularidades quanto à manutenção, e neste sentido o conhecimento e a experiência contam muito. Podemos fazer algumas generalizações quanto à manutenção de jardins, mas é sempre mais eficiente contar com o auxílio de um profissional técnico.
Outra questão a ser considerada é que, o custo de manutenção de um jardim pode ser reduzido significativamente através de um projeto bem elaborado. O primeiro passo para diminuir a necessidade de manutenções é começar com o planejamento adequado da instalação do jardim, ou seja, escolher a espécies vegetais adequadas para a região.
Um profissional da área, com certeza saberá indicar as melhores espécies vegetais para a região onde o projeto será implantado, assim como, para cada espaço dentro do terreno, de modo a reduzir ao máximo as manutenções.
É necessário estar claro que a necessidade de manutenções pode ser reduzida, mas não eliminada. Para jardins pequenos, as manutenções poderão ser feitas apenas por jardineiros ou até pelo proprietário, porém é muito importante a visita periódica de um profissional técnico para avaliar a condições nutricionais, ambientais e de saúde das plantas.
Mas em áreas com largas extensões, como em empresas e parques é importante contratar mão-de-obra especializada devido à experiência, ferramentas e rapidez do serviço.
Neste caso, o acompanhamento constante do profissional técnico é muito importante para elaborar e executar um programa de manutenção adequado, orientar a equipe em todos os procedimentos operacionais.
Fontes: