Nos trabalhos que realizo preciso usar ferramentas para uma visualização rápida sobre o nicho de mercado, para que possa identificar oportunidades. Para ser um “expert” em coisas como loja de roupas, produção de flores e corretores de seguros é preciso ter na mão critérios de analise que apontem para o que é mais importante para cada setor naquele momento.
Dessa forma, criei para mim (e compartilho com vocês) a “teoria do abacate” (ela é realmente boa e criei esse nome apenas porque é o que estava na minha frente nesse momento…)
Então vamos lá:
- A
casca do abacate equivale ao cenário econômico e para onde ele está apontando:
- É claro que todos os nichos de mercado são influenciados pelo contexto macroeconômico, ainda que depois, a peculiaridade do nicho possam lhe proteger mais ou menos;
- Para esse momento, apesar do cenário mundial e das cabeçadas do governo, temos indicadores que nos levam a acreditar em um ciclo bom para 2020 a 2022 (reforma da previdência, cesta de bondades sobre juros e impostos, redução do desemprego, redução da inflação, etc.)
- Assim, nossa casca aponta para coisas oportunas, mas elas não servirão para todos…
- A
polpa ou o miolo do abacate equivale ao comportamento dos últimos anos naquele
nicho:
- É certo que transformações aconteceram nos últimos anos, seja lá onde você esteve trabalhando;
- Vivíamos um cenário de demanda na década de 90 e uma grande voracidade para compras.
- Depois, no inicio dos anos 2000, tivemos um cenário de oferta, com queda de preços, canibalismo e concentração de oferta;
- Em seguida tivemos um novo ciclo de crescimento, de 2010 a 2015, onde a tecnologia, o valor agregado, novos formatos de negócio floresceram;
- Finalmente, de 2015 pra cá temos um mercado retraído, que pede produtos e serviços on demand, menos compra e mais uso, mais experiencia e mais eu mereço
- Para o novo ciclo que se aproxima partiremos daí. Teremos que usar ciclo de vida de produtos e serviços mais curtos, parcerias pontuais, mais sintonia com os clientes antes das vendas e reconstruir o negocio a cada 6 meses. Você está preparado para isso?
- Finalmente
temos o caroço, que representa a essência do consumo no setor:
- O consumo de qualquer produto se relaciona de alguma forma com o comportamento social reinante;
- Hoje vivemos um momento que de um lado apresenta um movimento de afastamento social. As pessoas estão cansadas dos desgastes das redes sociais, dos haters e das brigas de opinião;
- Elas estão cansadas da luta para pagar contas e que há algo mais importante a fazer do que isso;
- Elas estão preocupadas com o futuro do planeta, com o futuro da família, com o que comem e com a qualidade dos relacionamentos de seu ciclo primário;
- Elas estão mais intolerantes e ao mesmo tempo mais pacientes com aqueles que elas elegeram como prioridades;
- Elas se importam com o causas sociais mas querem uma vida mais tranquila, livre de culpas.
- De que maneira seu negocio conversa sobre isso com elas e de que forma ele ajuda as mesmas a realizarem esses desejos através de seus produtos e serviços
Como diz Pedro Superti, não procure clientes para seus produtos. Procure produtos para seus clientes!
A concorrência, nesse sentido é irrelevante, e seu maior problema é na verdade seu baixo conhecimento sobre as particularidades de seus clientes. Encontre o caroço do seu abacate e desfrute da terra onde jorrara o leite e o mel!
Augusto Aki – consultor de modelos de negocio