Os problemas da sua empresa realmente são relevantes? Você sabe exatamente quanto vai ganhar (R$) se esses problemas forem resolvidos? Se a resposta for não. Existe um problema maior. E nenhum método poderá te ajudar. Solução é investir mais tempo na análise dos problemas prioritários, ou seja, aqueles que são as causas dos outros. Uma dica, toda empresa deveria ter três indicadores no mínimo são eles: -Vendas (vendas/meta de vendas); -Margem de contribuição ((vendas-custos)/vendas); -Despesas (despesas/vendas). Com esses três indicadores você consegue compreender como a empresa está e quais são os problemas prioritários. Faça análise neles (Pareto), defina oportunidades de melhoria, defina metas e rode o PDCA. O segredo é 80% do tempo em análise (que contempla o que melhorar e o retorno) e 20% em execução disciplinada.

Cristiano Chiste
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
