ERROS E ACERTOS NAS VITRINES DO DIA DOS NAMORADOS
Uma passagem pelas vitrines das lojas nos dias que antecederam o Dia dos Namorados nos traz grandes aprendizados. Assim como na vida, as pessoas buscam racionalizacao no tempo, uma comunicacao mais cognitiva, mais solucoes e customizacao e sobretudo melhor interacao. Tudo isso esta aos poucos se transferindo para as tecnicas de montagem de uma vitrine.
Se de um lado ainda temos a estrategia “loja de calcados”(ver abaixo), onde prevalece o excesso e a confusao visual, na busca da apresentacao de todo mix, de outro tambem temos varias propostas inovadoras, que apresento nas fotos seguintes.
Os especialistas dizem que temos apenas alguns segundos para chamar a atencao em uma vitrine e se atualizar quanto a forma e de fazer uma vitrine pode ser a diferenca entre pensar sobre se vale a pena continuar com a loja ou pensar em como transformar fluxo em vendas.
Vitrine clean, com manequins em posicoes que indicam movimento, cores vivas e de corpo inteiro
Vitrine de joias, que apesar de volumosa, busca destacar cada peca individualmente. Trabalha com contraste de altura, fundo preto e com expositor individual por peca.
Nesse caso, a vitrine o conceito é inovador pois se utlizou a profundidade. O fundo do expositor tambem busca valorizar o produto e a individualizacao da apresentacao de cada peca.
Nesse caso a vitrine foi substituida por um lay out de loja mais organico, que convida a entrar.
O processo de comunicacao comeca com sua presenca digital, passa pela fachada/vitrine, segue para o lay out e conclui com o atendimento. Hoje a gestao de tempo do proprietario é o maior desafio, pois, sem tempo para estruturar essa comunicacao, todos os passos relacionados sao improvisados, e logo, nao permitem os melhores resultados. Com isso criamos um ciclo vicioso, onde nao sabemos que a situacao esta ruim pela causa (baixa investimento) ou pela consequencia (baixa liquides).
Augusto Aki – Consultor de Modelo de negocios
augustoaki@dglnet.com.br