Com o acirramento da venda a distância, criar engajamento de clientes torna-se ainda mais importante. Muitas MPEs usam erradamente as mídias sociais, focando as postagens em produto-preço. Isso é ruim porque não chama a atenção da audiência, exceto em produtos comodities…
Estamos em uma competição pela atenção e tambem, com a venda a distância, na construção de relacionamentos. Queremos ter uma tribo de clientes e queremos ser um endereço de referência que ajuda a tornar a vida de quem nos segue, melhor.
Ai alguns poderiam falar da migração da comunicação de características para a comunicação de benefícios (transformados em conteúdo). Sim, esse é um passo importante. Vejam essa comunicação abaixo:
Vende-se o produto destacando-se os benefícios (ainda que não estejamos falando de conteúdos baseados em benefícios, essa forma de venda já é melhor que a venda por características).
Precisamos entender que a pandemia causou fortes problemas emocionais nas pessoas e se queremos nos conectar com elas, temos que tratar de assuntos relativos à solução desses problemas. Alem disso, mesmo antes da pandemia, era crescente o apelo “ eu mereço”, que engloba o consumo de coisas que nos recompensem pelos esforços do dia a dia.
Isso abrange aquela cerveja artesanal, aquela assinatura de revistas da Marvel, aquela bicicleta incrementada e logico, os serviços de tratamento de beleza como esse acima.
MAS A FRONTEIRA FINAL É A AIDA…
Há uma estrategia de comunicação na publicidade que se tornou especialmente útil nessa nova era de engajamento. É a AINDA:
- ATENÇÃO
- INTERESSE
- DESEJO
- AÇÃO
Atraves da distribuição do conteúdo e do tempo de relacionamento com o público, podemos construir a vontade de comprar e o entendimento dos ganhos pessoais em fazê-lo. Vejam essa campanha abaixo que encontrei essa semana:
Os serviços não são inovadores, mas a comunicação sim:
- Inclusiva
- Pessoal
- Apelo Eu mereço
- Gera boca a boca
- Tornar um sonho possível
Se tiver acompanhada de conteúdos pertinentes, nas mídias sociais da empresa, certamente será um sucesso!
Não procure clientes para seus produtos, procure novos produtos/serviços e uma nova forma de se comunicar com os clientes!