
O mercado de flores no Rio de Janeiro sofre grande pressao dos mercados de massa (aqui representado pelo Cadeg) e pela venda informal (camelos) o que reduziu drasticamente as vendas das lojas tradicionais. A estrategia de aquisição de clientes, uma tradição no mercado de flores (datas de pico e aniversarios), nao pode ser usada contra esses canais, que tem preço e conveniencia bem maiores. O que fazer entao? Como lidar com um cenario onde o numero de lojas diminui a uma velocidade de 10% aa e que em 2016 cerca de 80% das lojas reduziram os funcionarios?
Bem, ha coisas que nao podemos mudar, como a politica comercial dos concorrentes, a situação economica e muitos custos. Temos que nos concentrar naquilo que esta ao alcance do empreendedor do setor.
Para esse grupo o direcionamento é uma mudança de foco estrategico, da aquisição de clientes para a retenção de clientes, e para tornar isso realidade iremos nos concentrar em :
- marketing digital e funil de vendas
- criação de coleções
- ações promocionais de fluxo
- ações de responsabilidade social
- Painel de gestao
- encadeamento produtivo com produtores
Imagino que esse modelo seja de sucesso e pode insipirar outros nucleos do pais para realizar a transformação tao desejada!
Augusto Aki – consultor de modelos de negocio
www.projetosetoriais.com.br
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
