Mercado de flores do Brasil comemora chegada da primavera com previsão de 7% de crescimento
Apesar de o índice previsto em 2019 ser 3% menor do que nos anos anteriores, ele é ainda muito significativo, principalmente considerando que o PIB – Produto Interno Bruto – ficará na faixa de um ponto percentual. A Expoflora, evento que acontece em Holambra até 29 de setembro para divulgar as novidades e os lançamentos do setor e fomentar o comércio de flores e plantas ornamentais em todo o país, já recebeu quase 250 mil visitantes e espera bater recorde de público até o final da festa.
O crescimento do mercado de flores no Brasil em 2019 está menor do que nos últimos quatro anos, quando vinha variando de 8% a 10,4%. No entanto, o setor ainda tem muito que comemorar. A previsão é de que a floricultura nacional cresça entre 7% e 8% este ano. Assim, a Expoflora, evento que está sendo realizado em Holambra (São Paulo) para mostrar ao país as novidades e os lançamentos em flores ornamentais, dá as boas-vindas à primavera em nome de toda a cadeia, que prevê faturamento da ordem de R$ 8,5 bilhões, de acordo com o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura.
A Expoflora começou em 30 de agosto e, mesmo funcionando apenas de sexta-feira a domingo, já atraiu cerca de 250 mil visitantes. Até o encerramento, no dia 29 de setembro, deve bater o recorde do ano passado, quando registrou o número de 328 mil turistas encantados com as flores de cerca de 500 produtores que atuam no comércio nacional por meio das cooperativas Veiling de Holambra e Cooperflora.
Considerando a queda no crescimento, o presidente do Ibraflor, Kees Schoenmaker, recomenda cautela neste momento, mas acredita que não há motivo para pessimismo. “Nosso setor continua indo bem, porém existem diferenças regionais. Os produtores com qualidade, inovação e confiabilidade não precisam se preocupar”, diz.
As características dos próprios produtos – flores e plantas ornamentais – reforçam o cenário positivo. Segundo Kees Schoenmaker, as flores têm apelo emocional, melhoram a vida das pessoas, são cada vez mais fáceis de encontrar e têm preços que variam de R$ 5,00 a R$ 5 mil. “Essas qualidades e tendências particulares estimulam um ligeiro otimismo no setor”, conclui.
O otimismo é baseado também em novos negócios que começam a ser implementados. Um exemplo será a inauguração do Ceaflor, na próxima quarta-feira, dia 25. Trata-se de um imenso centro comercial, com 44 mil m² de área coberta e 676 boxes ou pontos de venda para flores de corte, de vaso, paisagismo e acessórios para floricultura, jardinagem e decoração. Instalado em Jaguariúna, no chamado “Circuito das Flores”, o Ceaflor fará com que a região de Holambra, que já respondia por 45% do comércio brasileiro de flores e plantas ornamentais, eleve a sua participação no mercado floricultor nacional para 65%.
Dados do setor
Os números do setor apontam uma tendência de crescimento de 12% na produção de plantas verdes em vasos. Em segundo lugar, vêm as plantas com flores, também em vasos, com previsão de 7% de crescimento. Espécies para jardinagem estão na sequência, com aumento de 4%, e as flores de corte fecham a lista com avanço de 2%.
O Brasil tem cerca de 8.300 produtores, 60 centrais de atacado (como as cooperativas, por exemplo), 680 atacadistas e prestadores de serviço e mais de 20 mil pontos de varejo. São cerca de 15.600 ha de área cultivada, o que coloca o país no oitavo lugar entre os maiores produtores de plantas ornamentais do mundo.
Enquanto o Brasil enfrenta uma taxa de desemprego em torno de 12% – equivalente a 12,8 milhões de pessoas –, a floricultura vai na contramão desses dados. Em 2019, foram criados 209 mil postos de trabalho no setor, sendo que 54% dessas vagas são no varejo, 39% na produção, 4% no atacado e 3% em outras funções.
Olá!
Gostaria de informações sobre o curso de marketing para o varejo de flores.
Tem um curso de especialização certo? Qual seria?
Aguardo seu retorno.
Bom dia Tatiana!
Suspendemos esse curso de marketing pois estamos com problema na plataforma. Semelhante a ele temos o CURSO DE VENDAS PARA FLORICULTURA, o Curso de Marketing para floristas (ambos sao enviados por link e voce baixa ai. Sao videos, cada um com cerca de 50 minutos cada). Alem deles, recomendo nosso estudo – A REVOLUCAO QUE MUDARA OS NEGOCIOS COM FLORES – que estaremos lancando no final desse mes, ok? Augusto