entanto, existem algumas espécies comuns e amadas pelos jardineiros que são tóxicas.
- Hortênsia
Tenha cuidado extra ao cultivar hortênsias – não as mantenha dentro de casa se você tiver cães e gatos, caso eles possam mordê-la. As hortênsias contêm uma pequena quantidade de cianeto e podem ser letais se ingeridas em grande quantidade.
Embora não sejam perigosas, para humanos, a ingestão de uma quantidade específica de folhas ou flores pode causar vômitos, diarreia e letargia em animais de estimação.

- Azaléia
Tanto as azaleias quanto os rododendros são venenosos para animais de estimação. Estas flores coloridas são bonitas de se ver e adicionam cor em um jardim. Flores, folhas ou caule podem causar náusea, dor abdominal e dificuldade para respirar, se ingeridos.

- Lantana
Lantana é uma flor extremamente comum nos trópicos e pode ser tratada como erva daninha em muitos países. Suas flores vêm em tons de branco, amarelo, rosa, vermelho, violeta ou laranja.
Conhecida por sua fragrância intensa e também por atrair borboletas, a planta contém toxina hepática em sua estrutura. Sintomas como depressão, vômitos, fadiga e insuficiência hepática são possíveis após a sua ingestão.

- Glicínias
A beleza tentadora das glicínias é sedutora, mas você sabe que é uma planta levemente venenosa, principalmente para cães e gatos. Cada parte dele é venenosa, especialmente sementes. Se apenas algumas sementes forem ingeridas, elas podem causar dor abdominal leve, vômito, diarréia e depressão do sistema nervoso central.

*Via Balcony Garden Web
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
