Passada a primeira data importante, o Dia das Mulheres, nossa perspectiva para o primeiro semestre pode ser visualizada sobre as seguintes perspectivas:
- Apesar de a data ter caído em um domingo, o
movimento foi bem razoável nas lojas, tendo sido concentrado mais no consumidor
comum do que em vendas para empresas. Isso mostra a demanda pelo reforço de
relacionamentos, o que é uma demanda marcante para nosso mercado nos próximos anos.
- Se projetarmos que essa motivação se manterá,
devemos ter uma boa venda na Pascoa e no Dia das Mães, que são datas que tem o
mesmo apelo (reforço de relacionamento) – e vai seguir depois no dia da Vovó e
dia do Amigo em julho, dia dos Pais – Agosto.
- A queda do juros básico, o menor da história,
deve produzir efeitos na economia e por volta de maio esse aquecimento deve se refletir
nas vendas do varejo, favorecendo o dia das mães.
- Poucas lojas conseguem perceber o potencial das
datas para promover o relacionamento com os clientes (aquilo que hoje se chama
de SINTONIA). Quem usa essa estratégia consegue antecipar demanda para as datas
de pico, para a venda de decoração ou para a venda de paisagismo. Um dos casos
mais relevantes foi a da Bella Fiore/Itaberá/BA. Você pode ver os vídeos da ação
que ela fez em https://www.negocioscomflores.com.br/artigos-gratis/o-dia-da-mulher-e-uma-das-datas-indicadas-para-criar-sintonia-com-o-mercado-e-preparar-as-vendas-de-pascoa-e-maes/
- Esse mercado de reforço de relacionamento pede
essencialmente 2 prioridades:
- Estratégia de sintonia – uso das mídias sociais
e de uma agenda de eventos na loja para conectar o publico alvo ao seu negócio.
Se você tem um relacionamento constante, a aceitação das ofertas pontuais é
maior e você ganha mercado (ensinamos como colocar isso em pratica em nosso
programa SOCIO CONTRATADO).
- Estratégia de produto – os produtos vendidos no
setor, sobretudo nas floricultura tradicionais, sempre se caracterizaram pela
proposta de presentes formais. O problema é que eles estão se tornando cada vez
mais “caros”. Uma cesta no dia das mulheres, por exemplo, variava entre 190 a
350 reais, composta basicamente por produtos que a própria pessoa podia comprar
no supermercado e montar, ela mesma, o presente. Precisamos tornar os produtos
mais baratos e para isso não precisamos mexer no valor de lucro por produto e
sim na exclusividade dos produtos. Quanto mais únicos, mais valor!
- Estratégia de sintonia – uso das mídias sociais
e de uma agenda de eventos na loja para conectar o publico alvo ao seu negócio.
Se você tem um relacionamento constante, a aceitação das ofertas pontuais é
maior e você ganha mercado (ensinamos como colocar isso em pratica em nosso
programa SOCIO CONTRATADO).
- O mercado deve investir cada vez mais em produtos
Urban Jungle, ou seja, criações que sejam únicas (dificultem a comparação com
outras lojas), reforcem a identidade da loja, se baseiem na proposta “eu mereço”
e estimulem as pessoas para a compra por impulso (para elas ou para um agrado a
quem elas desejam alegrar. Vocês podem ver referencias e ideias desses produtos
em https://www.negocioscomflores.com.br/artigos-gratis/urban-jungle-sera-a-grande-porta-para-criacao-de-produtos-na-loja-e-da-diferenciacao/
- Uma família de plantas que esta em alta no mercado e que se casa muito bem com toda essa estratégia é a das suculentas. Muitas lojas investem em variedades e em festivais com o produto, mas poucas tem agregado valor, transformando as plantas em produtos. No link acima você viu algumas ideias. Pra te ajudar a criar suas próprias ofertas exclusivas, recomendo o material – GANHANDO DINHEIRO COM LEMBRANCINHAS E TERRARIOS DE SUCULENTAS. Você pode acessar esse conteúdo em: https://comocuidardesuculentas.com/lembrancinhas2/
Augusto Aki – www.negocioscomflores.com.br