Passada a primeira data importante, o Dia das Mulheres, nossa perspectiva para o primeiro semestre pode ser visualizada sobre as seguintes perspectivas:

  • Apesar de a data ter caído em um domingo, o movimento foi bem razoável nas lojas, tendo sido concentrado mais no consumidor comum do que em vendas para empresas. Isso mostra a demanda pelo reforço de relacionamentos, o que é uma demanda marcante para nosso mercado nos próximos anos.

  • Se projetarmos que essa motivação se manterá, devemos ter uma boa venda na Pascoa e no Dia das Mães, que são datas que tem o mesmo apelo (reforço de relacionamento) – e vai seguir depois no dia da Vovó e dia do Amigo em julho, dia dos Pais – Agosto.

  • A queda do juros básico, o menor da história, deve produzir efeitos na economia e por volta de maio esse aquecimento deve se refletir nas vendas do varejo, favorecendo o dia das mães.

  • Poucas lojas conseguem perceber o potencial das datas para promover o relacionamento com os clientes (aquilo que hoje se chama de SINTONIA). Quem usa essa estratégia consegue antecipar demanda para as datas de pico, para a venda de decoração ou para a venda de paisagismo. Um dos casos mais relevantes foi a da Bella Fiore/Itaberá/BA. Você pode ver os vídeos da ação que ela fez em https://www.negocioscomflores.com.br/artigos-gratis/o-dia-da-mulher-e-uma-das-datas-indicadas-para-criar-sintonia-com-o-mercado-e-preparar-as-vendas-de-pascoa-e-maes/

  • Esse mercado de reforço de relacionamento pede essencialmente 2 prioridades:
    • Estratégia de sintonia – uso das mídias sociais e de uma agenda de eventos na loja para conectar o publico alvo ao seu negócio. Se você tem um relacionamento constante, a aceitação das ofertas pontuais é maior e você ganha mercado (ensinamos como colocar isso em pratica em nosso programa SOCIO CONTRATADO).

    • Estratégia de produto – os produtos vendidos no setor, sobretudo nas floricultura tradicionais, sempre se caracterizaram pela proposta de presentes formais. O problema é que eles estão se tornando cada vez mais “caros”. Uma cesta no dia das mulheres, por exemplo, variava entre 190 a 350 reais, composta basicamente por produtos que a própria pessoa podia comprar no supermercado e montar, ela mesma, o presente. Precisamos tornar os produtos mais baratos e para isso não precisamos mexer no valor de lucro por produto e sim na exclusividade dos produtos. Quanto mais únicos, mais valor!

  • O mercado deve investir cada vez mais em produtos Urban Jungle, ou seja, criações que sejam únicas (dificultem a comparação com outras lojas), reforcem a identidade da loja, se baseiem na proposta “eu mereço” e estimulem as pessoas para a compra por impulso (para elas ou para um agrado a quem elas desejam alegrar. Vocês podem ver referencias e ideias desses produtos em https://www.negocioscomflores.com.br/artigos-gratis/urban-jungle-sera-a-grande-porta-para-criacao-de-produtos-na-loja-e-da-diferenciacao/

  • Uma família de plantas que esta em alta no mercado e que se casa muito bem com toda essa estratégia é a das suculentas. Muitas lojas investem em variedades e em festivais com o produto, mas poucas tem agregado valor, transformando as plantas em produtos. No link acima você viu algumas ideias. Pra te ajudar a criar suas próprias ofertas exclusivas, recomendo o material – GANHANDO DINHEIRO COM LEMBRANCINHAS E TERRARIOS DE SUCULENTAS. Você pode acessar esse conteúdo em: https://comocuidardesuculentas.com/lembrancinhas2/
Uma imagem contendo mesa

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Augusto Aki – www.negocioscomflores.com.br

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