Preços crescentes significam buquês menores
Martdata.nl lançou recentemente seu Relatório de Marketing Florista 2022. Isso mostra que muitos floristas holandeses estão preocupados com o futuro. Por muitos anos consecutivos, o número de floristas vem caindo. Os recentes aumentos de custos estão colocando as margens de lucro sob maior pressão. Para reduzir custos, muitos floristas estão, assim, focando mais em buquês menores e valor agregado.
Menos empresas e lojas
Nos últimos cinco anos, o número de empresas e lojas de floricultura diminuiu. Há agora 7,1% menos empresas cuja principal atividade é “vender flores e plantas” do que há cinco anos. Esses caíram de 3.255 em 2016 para 3.025 no ano de 2021. Enquanto a pesquisa estava sendo feita em 2021, estas não diminuíram mais. O número de floriculturas diminuiu 6,7% no mesmo período, passando de 3.660 em 2016 para 3.415 em 2021.
Nos Países Baixos, a Holanda do Sul tem o maior número de floristas – 660; 18,3% de todos os floristas. Flevoland tem menos, apenas 45. O relatório da pesquisa também mostra o número médio de habitantes por florista por província. Isso fornece uma visão de onde há uma quantidade relativa de concorrência ou mais espaço para start-ups ou empresas em crescimento.
Em seguida, há aquelas empresas que fazem negócios com o código 47761 (Florists) SBI, além de sua atividade primária. Há 1.681 deles nos Países Baixos. Destes, 6,7% são atacadistas de flores ou plantas. Lojas floristas como atividade paralela também são comuns em empresas de paisagismo, treinamento artístico amador e pet shops.
Aumento de preços
O aumento acentuado do custo das flores cortadas, particularmente atualmente, preocupa mais os floristas. No entanto, isso realmente se aplica a todos os produtos comerciais. Além disso, os salários estão aumentando mais rápido do que antes. De acordo com os números do Bureau of Statistics holandês, o lucro pré-imposto dos floristas é em média de cerca de 10%. Das vendas líquidas, os custos com pessoal são de 16 a 17%, e o valor de compra das vendas, de 57 a 58%. Então, esses custos estão subindo às custas do resultado pré-imposto.
Produtos naturais e sustentáveis são as principais tendências. Espera-se que a demanda por buquês menores aumente devido ao aumento do custo das flores e plantas. Alguns floristas preveem crescimento em vasos, produtos de jardim e vendas de plantas também.
O relatório também diz que as pessoas estão menos preocupadas com os preços quando se trata de floristas e buquês. Isso é o que a análise significativa de dados do comportamento de pesquisa on-line mostra. Os desenvolvimentos de volume de pesquisas orientados a preços têm defasado nos últimos anos, em comparação com as buscas por floristas e buquês. Assim, os consumidores parecem pesquisar com o preço sendo relativamente menos importante, e então compram de forma menos sensível ao preço. Esse comportamento se nivelou em 2021.
Fonte: Marktdata.nl