Pensar é uma meta-habilidade.

Nos dias de hoje, é tão fora de moda quanto os feature phones, o que é desolador.

A maioria das pessoas deixa os outros pensarem por elas – especialistas em mídia, influenciadores da mídia social, chefes, anciãos e assim por diante.

Mas ser um bom pensador oferece os seguintes benefícios:

  1. Isso traz clareza,
  2. Isso faz você melhor e mais rápido na resolução de problemas,
  3. Isso torna você mais criativo.

Tudo isso o transforma em um cara para quem não consegue entender a situação. Sem mencionar o quanto isso melhora a qualidade de sua vida.

Para se tornar um pensador melhor, você deve aplicar um framework, no qual possa confiar para construir modelos mentais.

Aqui está um processo de 5 etapas para construir um framework forte:

Etapa 1: pergunta

“Se eu tivesse uma hora para resolver um problema, passaria 55 minutos reformulando a questão.” – Albert Einstein

Todo pensamento interessante começa com uma pergunta.

As pessoas mais bem sucedidas e criativas do mundo são especialistas em questionários. Eles freqüentemente questionam a sabedoria convencional de sua indústria.

O questionamento eficaz é o primeiro passo para se tornar um pensador melhor. Enfrente o cenário e enquadre as perguntas claramente para obter respostas.

Faça perguntas de acompanhamento até ter uma visão panorâmica do problema e do seu contexto. Minha citação favorita de  Jason Fried  é:  A pergunta faz com que você receba a resposta, mas a pergunta de acompanhamento dá a você ouro.

Como você pode dizer quando está fazendo as perguntas certas? Quando as pessoas costumam responder com: “É assim que sempre é feito”. Surgem avanços no pensamento quando você questiona o status quo.

Etapa 2: entender

Depois de fazer perguntas, verifique se você entende as respostas e o contexto.

A maioria dos problemas surge porque as pessoas pularam as etapas 1 e 2. Elas não colocam questões nem tentam entender um problema. O resultado é a ação glorificada do combate a incêndios.

Como você pode saber se entende uma situação ou problema? Quando você pode explicar em palavras simples.

“Se você não pode explicar algo em termos simples, então você não entende isso.” – Richard Feynman

Etapa 3: planejar

“Se você falhar em planejar, você está planejando falhar.” – Benjamin Franklin

Não entre imediatamente na solução de problemas.

Fazer isso é como jogar espaguete na parede e procurar por algo que gruda. Você terá que depender mais da sorte para o resultado. É também uma terrível perda de tempo e energia.

O passo 3 é planejar sua solução. Analise as informações em mãos. Faça uma lista dos passos exatos que você tomará.

Uma maneira eficaz que uso para planejar minhas ações é um SIPOC. Eu considero a saída e me pergunto: “Quais entradas eu preciso para conseguir isso?”

Etapa 4: dissecar

“Reduza um problema em que você saiba como resolvê-lo e escreva a solução. Em seguida, expanda ligeiramente o problema e reescreva a solução para que ela corresponda, e continue até que esteja de volta ao ponto de partida. ”- V. Anton Spraul

Você não pode resolver todo o problema de uma só vez. Isso só vai bagunçar o seu pensamento.

Em vez disso, divida o problema em problemas menores. Então resolva-os um por um.

Problemas menores são mais fáceis de resolver. Resolva o problema mais simples primeiro, depois o próximo pequeno problema e assim por diante. Eventualmente, você vai entrar no ritmo para resolver todos os sub-problemas.

Quando você juntá-los, encontrará a solução para todo o problema.

Etapa 5: aplicar

“Q (Questionamento) + A (Ação) = I (Inovação). Por outro lado, Q – A = P (Filosofia). ”- Warren Berger

Este é um passo importante, que muitas pessoas evitam.

A maioria das pessoas acha que o bom pensamento rima com a solução, soltando o microfone e esperando que os outros façam o trabalho.

Mas se você não agir, não poderá saber se suas soluções funcionaram. E você não saberá se é um pensador ou um falsificador.

Aplique suas soluções. Mas não pare por aí.

Cada vez que você chegar a um resultado, reflita sobre isso. Compare com as notas que você fez na etapa de planejamento. Verifique o que funcionou e o que não funcionou. Pense no que você fará diferente na próxima vez.

Resumindo

A estrutura da Pergunta – Compreender – Planejar – Dissecar – Aplicar ajudará você a construir modelos mentais para si mesmo. Isso fará de você um pensador melhor. Com o passar do tempo, esses modelos se tornarão mais fortes e você se tornará mais rápido e criativo ao pensar.

É quando seu  intestino  vai lhe dizer o que fazer. Para outros, você aparecerá como um natural. Mas você saberá o esforço que você investiu para aprimorar a meta-habilidade do pensamento.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x