O cenário do fornecedor de flores, plantas e acessórios é extremamente difícil-
- Redução de poder de compra dos clientes do segmento (b2b)
- Aumento de concorrência e guerra de preços
- Aumento de custos de produção
- Aumento de custos de estocagem e comercialização
- Falta de recursos para desenvolvimento de novos produtos
- Falta de recursos para modernização da estrutura de produção
A seguir por ai, veremos se acentuar a tendência de concentração de mercado, o que colocara o pequeno para fora do setor.
Como alternativa para essa realidade, deveríamos olhar para outros setores da economia e buscar modelos que pudessem nos inspirar e a tomar um caminho diferente para lidar com tal situação.
CONCEITO ECOSSISTEMA DE NEGOCIOS
- Formato
que favorece a competitividade e o crescimento das empresas participantes –
nova forma de competir
- Criado
e liderado por um HUB – reduzir barreiras e integrar negocios
- Ganhos
para o HUB
- Ganho de escala
- Redução de inadimplência
- Redução de custo logístico
- Redução de
custo comercial
- GANHOS
PARA PARTICIPANTES CONVIDADOS
- Maior poder de promoção e conquista de clientes
- Modelos – Pool
de decoração (SP), Amazon, Ali babá
- Criar
regras de negociação diferenciada
- Indicação de negocios
- Acoes promocionais comuns
- Fundo de promoção
- Não roubar clientes dos demais participantes
- Compra coletiva
- Compartilhar fornecedores de serviços
- Reuniões de avaliação e planejamento – fixação de objetivo coletivo comum
SOBRE A MUDANCA DE ATITUDE
Muitas vezes o que percebemos é que as empresas olham para o mercado de forma individualizada, reclamando muito e olhando maneiras cada vez mais predatórias de participar a guerra comercial.
Isso só afasta a possibilidade parceria, tanto com clientes, com fornecedores e ate a possibilidade de sinergia com alguns clientes.
Assim, antes do problema econômico e comercial, temos um problema de COMPORTAMENTO E ATITUDE dos empresários do segmento.
Um modelo para orientar a transformação das empresas desse elo deveria observar 8 vetores?
EXEMPLOS DE ACOES – para uma estratégia de construção do ECOSSISTEMA DE NEGOCIOS
- OFICINA DE MENTORIA COLETIVA PARA CLIENTES
- RODADA DE NEGOCIOS INVERTIDA – PLANO COMUM SEMESTRAL
- TAXA DE REBATE
- DIA DE GRATIDAO
- CAMPANHA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
- GREEN FRIDAY MENSAL
- OFICINAS TECNICAS VIPS
- PROGRAMA DE FIDELIZACAO (COMPRAS – PONTOS –
BENEFICIOS)
- CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL
- MENTORIA DE MARKETING
- ACAO PARA CLIENTES CORPORATIVOS (assinatura flores, condomínios)
- Promoção de consumo (jardins verticais, varanda gourmet, biofilia)
- ATACAR SEGMENTO DE HORTIFRUTI
- Ferramenta de vendas via Whats Up
- APP para relacionamento com o consumidor final
Para quem quiser se aprofundar nesse tema, ofereço a palestra TENDENCIAS 2020/2022 para fornecedores de flores e plantas.
Augusto Aki – www.negocioscomflores.com.br
akiaugusto@gmail.com 19 991279660