O CEREBRO PRECISA DA NATUREZA
A relação entre o cérebro e a natureza é uma área de pesquisa em constante expansão, e evidências indicam que a exposição à natureza traz uma série de benefícios para o funcionamento cognitivo e emocional. Caminhar ou observar a natureza, por exemplo, não apenas nos fazem sentir melhor, como também tem um efeito positivo no nosso cérebro, auxiliando-o a se manter mais saudável.
✅ Estudos mostram que a exposição à natureza reduz os níveis de cortisol, um hormônio associado ao estresse. Ambientes naturais têm o poder de promover uma resposta de relaxamento no cérebro.
✅ Ambientes naturais, como parques e florestas, têm sido associados a uma melhoria na atenção e na concentração. Isso é particularmente evidente em ambientes urbanos, onde a sobrecarga sensorial pode prejudicar a capacidade de concentração.
✅ A natureza estimula a criatividade e o pensamento inovador. Passeios ao ar livre podem inspirar novas ideias e soluções para problemas, possivelmente relacionados a uma melhoria na capacidade de resolução de problemas.
✅ A exposição à luz natural durante o dia e a escuridão natural à noite, como regulada pelos ciclos naturais, pode melhorar os padrões de sono. O sono de qualidade é crucial para o funcionamento cognitivo e emocional saudável.
❤️ Incorporar a natureza na rotina diária, mesmo que seja apenas uma breve caminhada ao ar livre, pode ser benéfico para o bem-estar geral do cérebro e da saúde mental.

Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
