Para pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA) e do Juniper Level Botanic Garden, o atual momento de procura e consumo de plantas ornamentais para jardins e espaços interiores nos Estados Unidos vem adquirindo, desde 2020, dimensões sem precedentes, ocasionando falta de mercadorias no varejo. E segue crescendo a cada dia, com o ingresso de novos “jardineiros”.
Para esses investigadores, na observação das compras de plantas ornamentais em lojas e garden centers – que concentram 60% da demanda dos norte-americanos – é perceptível a diferença de comportamento entre as novas gerações (X e millenials, principalmente) e os baby boomers. Enquanto para os primeiros, os jardins ganham contornos mais naturais e ecológicos, mesclando diversidades de plantas, com muita tolerância à presença de insetos, para os segundos, os jardins seguem as práticas mais tradicionais e funcionais da horticultura, com menos espécies e intenso uso de insumos de defensivos.
Para contribuir com a oferta de plantas, o Juniper Level Botanic Garden abrirá dois fins de semana neste verão para visitação pública e compras de vegetais ornamentais. Além disso, os visitantes serão presenteados com mudas de cactos nativos, da tradição alimentar dos povos indígenas norte-americanos.
Juniper Level Botanic Garden e North Carolina State University
Hórtica Consultoria. Estudos de Tendências e Inteligência de Mercado.
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
