NOVOS ESTUDOS COMPROVAM O EFEITO BENÉFICO DAS FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS NA SAÚDE E BEM-ESTAR HUMANOS.
Nesta semana, dois novos estudos internacionais vieram se somar ao conjunto de conhecimentos sobre o papel das plantas ornamentais e das flores sobre o bem-estar psíquico e emocional e na saúde corporal das pessoas.
O primeiro deles é uma revisão sistemática de 42 pesquisas realizadas em diferentes países, que comprovou os benefícios emocionais da jardinagem e do convívio com os vegetais ornamentais, tais como resiliência mental, conexão social e ajuda na cura de traumas passados. O estudo evidenciou, ainda, que o ato de cuidar das plantas reduz os sintomas de ansiedade e depressão.
No segundo estudo, os pesquisadores realizaram uma investigação on-line abrangente, aplicando métodos mistos e incluindo 253 indivíduos (de 18 a 83 anos) de diversas origens étnicas e continentes, sobre seus pensamentos e sentimentos em relação a fotos de flores, cenas da natureza e desenhos florais. Como resultado, comprovaram as reações e as emoções positivas das pessoas expostas às imagens da natureza e dos vegetais ornamentais.
Artigos citados:
Han K-T, Ruan L-W, Liao L-S. Effects of Indoor Plants on Human Functions: A Systematic Review with Meta-Analyses. International Journal of Environmental Research and Public Health. 2022; 19(12):7454. https://lnkd.in/dvYHzkJr
Urakami J, Huss E, Nagamine M, Czamanski-Cohen J, Zaccai M. The Emotional Experience of Flowers: Zoomed In, Zoomed Out and Painted. Horticulturae. 2022; 8(7):668. https://lnkd.in/dCsURrrH
Hórtica Consultoria. Tendências e Inteligência de Mercado.
Imagem: Kristan Lieb