VIVEIRO E FLORICULTURA ENFLOR – SINOP
Em geral, esperamos encontrar os Garden Centers em regiões laterais nas cidades, devido ao tamanho da área que ocupam e o custo dessas áreas, sempre muito caras nos pontos comerciais mais fortes das cidades.
Ainda assim, para cada localização o modelo de negocios de GARDEN CENTER admite uma forma diferente de atuação, permitindo que seja possível o sucesso em vários formatos diferentes.
Esse modelo eu vi em SINOP/MT. Uma loja de cerca de 1000mts, localizada em ponto central da cidade, em uma avenida de grande circulação. Como a cidade toda é bem planejada, a questão de estacionamento fica resolvida pelo espaço público (somente isso já resolve 20% da área necessária para um Garden).

Mas aí temos um grande problema, como chamar atenção? Em uma avenida como essa, os carros passam muito rápido.
Novamente a loja de destaca, com elementos na calcada, uma boa testeira e uma frente bem organizada.

Para o publico de calcada, temos uma visão de profundidade bem montada e um convite para visitação.


Finalmente, a combinação com um parceiro de alimentação também ajuda a criar fluxo de impulso e com ele a compra de conveniência.

No futuro, a conexão com uma cafeteria, talvez um espaço para pequenos eventos e corredores mais largos podem coroar o modelo. De toda forma, um excelente e inspirador exemplo!
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
