Você já teve a sensação de passar o dia sem tempo para respirar, realizando milhões de tarefas e quando revisa o seu dia a sensação é de que não foi nada produtivo? Rotinascomo essas fazem com que seja praticamente impossível de pensar estrategicamente ou planejar com eficácia as atividades do dia. Por isso, introduzo o método GTD.
David Allen criou o método Getting Things Done, para o gerenciamento de açõesatravés do rastreamento e organização de ideias, tarefas e projetos. O GTD tem como premissa a função do cérebro para a geração de ideias e não o seu acúmulo. Isto é, apenas quando a mente está livre e organizada é possível atingir resultados efetivos.
Existem 5 passos para implantar o GTD que serão abordados a seguir:
1) Capturar – Capture todos os inputs:informações, atividades, recursos ou ideias que chegam. É mais fácil destiná-los se todos estiverem recolhidos em um mesmo recipiente
2) Processar – Faça a seguinte pergunta: A tarefa é passível de execução? Posso efetuá-la em 2 min? Se sim, realize a atividade imediatamente. Se não, guarde-a para depois.
3) Organizar – Organize e priorize suas atividades registrando-as pelos critérios de projeto, prazo ou contexto.
4) Revisar – Periodicamente faça a pergunta: Está tudo acontecendo como deveria ser? Se não, faça uma revisão semanal ou mensal.
5) Ação – Agora que tudo está organizado no seu calendário, é hora de executar!