Como ter muitas plantas mesmo com pouco espaço
Você mora em um apê pequeno e acha que suas plantas não caberão em nenhum lugar? Existem muitas maneiras de incorporar mudas em espaços compactos sem atrapalhar no restante da casa. O jeito mais fácil é aproveitando ao máximo as paredes e as prateleiras.
© Reprodução/bloomscape –
Com um pouco de criatividade você consegue agregar muitas plantas e ter o lar dos seus sonhos. Quer saber como? Confira 4 dicas essenciais:
- Use os cantinhos esquecidos
© Reprodução
Os peitoris das janelas servem como prateleiras para as espécies que demandam luz, sem ocupar muito espaço. Se a luz solar que entra da sua janela é brilhante, selecione plantas que gostam de claridade, como aloe humilis, cacto ou pata-de-elefante.
No entanto, se a sua vista for restrita por edifícios, não se desespere! Você pode adicionar cor e textura com a maranta leuconeura ou jibóia, que preferem luminosidade indireta.
- Olhe para os espaços verticais
© Reprodução
Tetos, paredes, partes de cima de armários e estantes podem servir como locais perfeitos para espécies domésticas. Use suportes macramê ou experimente configurações que podem ser usadas contra uma parede e ao lado de suas fotos, por exemplo.
A videira prateada e filodendro-brasil são perfeitas para esses designs, pois, por serem trepadeiras, naturalmente “derramam” e se arrastam conforme crescem.
- Coloque mudas no banheiro
© Reprodução
Já considerou usar seu banheiro para trazer o verde para dentro? Aproveite os lugares subutilizados, como a parte superior do vaso sanitário, o canto da banheira ou acima de um armário de remédios.
O banheiro é, na verdade, um ambiente perfeito para as mudas que gostam de um nível de umidade mais alto e, geralmente, não precisa de muita rega, confira algumas aqui! O filodendro brasil e a samambaia de ninho de pássaro irão prosperar neste habitat sem roubar espaço.
- Não tenha medo do volume
© Melanie Rieders
Suas escolhas não precisam ser pequenas só porque não possui muito espaço. Existem muitas espécies que não demandam tanto da superfície.
A Sansevieria, por exemplo, cresce verticalmente e se adapta à maioria das condições de luz. Zamioculcas é outra opção e também se adapta à luz baixa, tornando-a perfeita para cantos mais escuros. Para os pontos com um pouco mais de luz indireta, experimente uma areca-bambu, ficus-lirata ou monstera.
*Via Bloomscape