Como comprar uma orquídea saudável
Comprar uma orquídea pode ser tão fácil quanto pegar uma planta por impulso ou tão complicado quanto ter de vasculhar produtores e sites especializados em busca de um espécime raro.
Em ambos os casos, é uma boa ideia dar alguns passos para garantir que você obtenha a planta mais saudável possível. Uma que sobreviverá muito além da primeira floração.
Você deve comprar uma orquídea em flor?
A maioria das pessoas gosta de comprar orquídeas florescendo, afinal de contas, quem não quer trazer para casa uma planta tão bonita? A orquídea pode ser colocada na mesa e apreciada imediatamente. Essa escolha, no entanto, pode ter seu lado negativo.
A floração consome uma tremenda quantidade de energia. Muitos produtores experientes sabem que a orquídea borboleta, em particular, pode florescer até a morte, o que significa que terá flores espetaculares por alguns anos seguidos, depois murchará e morrerá.
Para decidir se você deseja comprar uma orquídea em flor, portanto, você deve considerar suas intenções. Se você deseja maximizar as chances de suas plantas viverem e se adaptarem às suas condições de crescimento, é melhor comprar plantas que não estejam florescendo.
Mas se você não pode resistir a exibir orquídeas florescendo, vá em frente. Apenas tente escolher uma com muitos botões fechados para que você possa aproveitar as flores por mais tempo.
Escolhendo sua orquídea
Escolher uma orquídea saudável é importante, mesmo que a planta seja um presente ou apenas uma exibição de mesa. Aparência importa, mas há fatores mais importantes a serem considerados:
O fator de oscilação
Gentilmente pegue a planta perto da base de envasamento e mexa um pouco. Orquídeas epífitas (incluindo dendrobium , cattleya, phalaenopsis, oncidium e brassavola) são geralmente envasadas em uma mistura grosseira de pepitas de casca, carvão, isopor e outros materiais inorgânicos e orgânicos.
Se as raízes não estiverem firmemente fixadas no vaso, você pode levantá-la e inspecionar cuidadosamente. Se estiver firmemente afixado ao pote, não force a retirada. Você não quer danificar as raízes.
Tudo bem se algumas raízes estiverem saindo do topo do vaso. Se a orquídea for envasada de forma inadequada, mas saudável, você ainda poderá comprá-la desde que a replante assim que possível.
Raízes saudáveis
As raízes são a parte mais importante da orquídea. As raízes das orquídeas são órgãos altamente especializados que coletam água rapidamente e até realizam fotossíntese. No caso das orquídeas epífitas, elas são projetadas para se agarrar a superfícies ásperas e ancorar a planta bem acima do solo da floresta.
As raízes de uma orquídea saudável serão verde-claras quando secas e verde-escuras quando molhadas. Deve haver uma ponta de crescimento longa, pontiaguda, brilhante e verde. Quanto mais longa a ponta de crescimento, mais saudável a planta.
As raízes mortas das orquídeas são murchas e bronzeadas quando molhadas e brancas quando secas. Uma planta com raízes mortas não sobreviverá.
Olhe para as folhas
Este é um tópico difícil de abordar porque há muita variação entre as orquídeas. Algumas têm folhas finas, semelhantes a lápis, enquanto outras têm folhas carnudas e planas. Algumas, como a orquídea fantasma, não têm folhas e parecem um pequeno emaranhado de raízes.
Em geral, no entanto, você deve procurar folhas grossas, levemente coloridas e duras. As folhas devem ser levemente verde-amareladas, quase como uma maçã verde. Folhas verdes muito brilhantes significam que a planta provavelmente foi superalimentada e não florescerá também.
As folhas também devem estar livres de insetos e manchas. Finalmente, certifique-se de que o ponto de crescimento não seja destruído.
Verifique os bulbos
Existem dois tipos de orquídeas epífitas: as que crescem a partir de um único ponto de cultivo (Phalaenopsis , por exemplo) e as que crescem a partir de um rizoma rasteiro (Cattleya, por exemplo).
As plantas com um único caule são chamadas monopodiais, enquanto as plantas com um rizoma rastejante são chamadas simpodiais. Orquídeas simpodiais têm um bulbo fresco, ou pseudobulbo, todos os anos com novas folhas e flores.
Se você estiver comprando esse tipo de orquídea, certifique-se de que os pseudobulbos sejam roliços e gordos.
Conte as flores
Se você está comprando uma planta em flor, resista ao desejo de comprar uma planta com todas as flores já abertas. Flores de orquídeas de longa duração podem durar um mês ou mais, mas se você comprar uma planta com flores fechadas, aproveitará o show por mais tempo.
No entanto, não compre plantas com flores amarelas ou murchas, pois elas provavelmente cairão.
Obter nome completo
Isso pode parecer desnecessário, mas é uma boa ideia certificar-se de que sua orquídea tenha uma etiqueta com um nome completo sempre que possível. Não compre plantas rotuladas como “ORQUÍDEA” ou “ORQUÍDEA EM FLOR”.
É melhor comprar uma planta com o nome completo da espécie ou híbrido sempre que possível. Isso permitirá que você aprenda mais sobre essa planta em particular e, se decidir iniciar uma coleção, é sempre bom saber o que está cultivando.
Aclimatando sua orquídea
Detalhe em flores de orquídea.© All About Gardening
Não há problema em exibir sua nova orquídea na mesa por uma semana ou mais quando você chegar em casa, especialmente se estiver em flor. Mas lembre-se de que nenhuma orquídea sobreviverá por muito tempo em uma mesa de jantar.
Além disso, lembre-se de que a planta ficará em choque quando chegar em casa. As orquídeas não gostam de ser movidas, principalmente quando estão em flor. É mais provável que você perca os botões fechados assim que levar a planta para casa.
Idealmente, os primeiros dias em sua casa devem ser suaves. Não exponha a planta à luz solar direta, correntes de ar frias ou correntes de ar de suas aberturas, nem exagere na rega.
Isso é contraintuitivo para muitas pessoas, mas geralmente é melhor deixar uma orquídea secar um pouco do que se afogar. Essas plantas gostam de alta umidade e umidade regular, mas têm tolerância limitada à exposição constante à água, o que pode causar podridão e matar a planta.
Quando estiver pronto para mover a planta de seu local de exibição, procure e siga as dicas de cultivo específicas para as espécies que você selecionou.
*Via The Spruce