ANO – 2020

O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES

Parece incrível que, quando tive a ideia de escrever essa serie de artigos, contando meus 30 anos no mercado de flores, o desfecho fosse um ano como esse… Nem o melhor dos filmes poderia incluir um desfecho desse!

Logo no início do ano tivemos a péssima notícia que Piet Schonmaker havia falecido. Trabalhei com ele durante o período que fiz a gestão da Expoflora. Ele era o “Mickey Mouse” do evento. Mas, bem mais que isso, dedicou sua vida a formar jovens, através do ensino da dança holandesa. Praticamente todos os que cresceram em Holambra passaram por essa experiencia. Tive 2 filhos que participaram. Enfim, uma perda inestimável…

2020 – UM ANO DE GRANDES EXPECTATIVAS

Como no início de qualquer ano, os meses de janeiro e fevereiro são momentos mais fracos, mas havia muita expectativa para 2020. Afinal, tudo indicava que a crise surgida em 2016 havia terminado e que poderíamos experimentar o início de um novo ciclo de crescimento.

E tudo realmente parecia se confirmar. O dia da mulher foi razoável, mas havia muito zom no ar, de investimentos aqui, acola e por todo lado. Mas aí a pandemia desembarcou e o mundo da flores ruiu…

E CHEGA A PANDEMIA

Estive em Holambra na semana de 10 a 17 de março e na semana seguinte começou a quarentena em SP. Na primeira semana da quarentena houve dias de perda de 100% no leilão!

Na Europa as perdas foram superiores a 4.5 bilhões de Euros!

No Brasil os maiores afetados foram as flores de corte, com a suspensão dos eventos.

A estimativa é de uma queda de 30% no mercado, caindo de R$ 8.5 bilhões em 2019 para algo entorno de R$7 bilhões para 2019.

Muitas demissões, sobretudo na produção.

Precisamos destacar a ação de liderança do Ibraflor e das Cooperativas de Holambra, no esforço de buscar tanto ajuda institucional ao setor, como linhas de crédito e ainda um forte esforço de marketing, que uniu a cadeia – FLORES SÃO ALIMENTO DA ALMA!

A PASCOA COMEÇOU A MOSTRAR POSSIBILIDADES

O estresse e os impactos da pandemia começaram a ser compreendidos aos poucos e foi cunhado o termo: “NOVO NORMAL”.

Ao mesmo passo que o desemprego, o fechamento de lojas e a redução dos contratos de trabalho reduziram a renda para consumo, a sociedade buscou se reorganizar através do HOME OFFICE, do DELIVERY, da preocupação com as medidas de segurança de saude e com a busca de novos formatos de trabalho e renda.

Houve redução do mercado para os autônomos e informais, porém, aumento de busca de conteúdos e treinamentos na web, dos serviços de entregas, da busca de um novo proposito para avida. Isso afetou positivamente a venda de plantas verdes envasadas, sobretudo das suculentas.

As pessoas passaram a buscar:

  • Recuperar o equilíbrio com seu círculo primário de relacionamentos
  • Recuperar o equilíbrio com a natureza
  • Recuperar o equilíbrio emocional e fugir do estresse e da correria da vida anterior da pandemia

Isso fortaleceu tendências já crescentes em 2019:

  1. Home Gardening e fusão com a horticultura
  2. Urban Jungle
  3. D.I.Y – faça você mesmo
  4. Gastronomia e comida saudável
  5. Preocupação com a comunidade local

A venda do dia das mães surpreendeu e no dia dos namorados faltou flor de corte. No todo as perdas não foram recuperadas, mas a sinalização de novas possibilidades foi suficiente para criar um horizonte de esperança.

O Fechamento dos Shoppings e dos restaurantes também ajudaram a venda de flores, pois a comemoração em casa levou as pessoas a demonstram seu carinho com os produtos das floriculturas e Gardens (que por sinal tiveram vendas crescentes, desde o dia 20 de abril). O consumo próprio se consolidou.

Tela de celular com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

O QUE O FUTURO NOS RESERVA

Alem da conexão com a horticultura, percebe-se uma grande afinidade com o mercado de PET SHOP.

A migração forçada para o mundo digital aconteceu através do whats up e do uso das mídias sociais.

Percebe-se agora que muitas pessoas sentem que não tem o “dedo verde” e isso pode ser um gargalo. As lojas precisam saber se comunicar melhor e de uma forma mais inovadora, para dar sustentabilidade ao movimento que cresceu entre maio e junho (maior mês de vendas no ano de 2020)

Os condomínios passarão a ser os novos centros comerciais das cidades. A par do crescimento do Home office, a Biofilia será uma demanda crescente nos ambientes empresariais.

Alem da preocupação com sua comunidade, a sustentabilidade e o papel ECOFRIENFLY serão crescentes.

As pessoas querem destinar mais tempo para boas experiencias nas lojas, com o espaços de descompressão. Querem fazer atividades manuais, para aliviar o estresse e a ansiedade. Elas vão preferir o lazer a céu aberto e vão querer presentear com produtos feitos a mao ou feitos por elas, para assim demonstra de maneira mais forte o valor que o outro tem em suas vidas.

Tudo isso pode e deve ser liderado pela loja, em seu bairro. As pessoas querem mais que compras, elas querem lideranças locais que as ajudem a ter uma vida melhor. A floricultura, os Gardens, os viveiros e suas parcerias locais têm grandes oportunidades aqui.

E O QUE FIZ NESSE PERIODO

No começo do ano, como falei no início, meu grande projeto para 2020 era escrever essa cronologia – EBOOK 30 ANOS DE MERCADO DE FLORES.

A vida atropelou o projeto…

Logo no início em março, vendo o tamanho do perigo, me esforcei para identificar possibilidades e para contribuir na criação de um cenário para o futuro. Mais que os problemas da vida real são os problemas que potencializamos por nossos medos.

Ver tantas flores sendo jogadas fora, ver eventos suspensos, ver pessoas com medo de perder seu negócio, ver pessoas com medo de perder seu emprego, pessoas não sabendo como poderiam sustentar suas casas era um cenário demasiado perigoso para ser ignorado…

É logico que a seriedade do problema na área da saude não podia ser ignorado, mas desde o início me preocupei mais em tranquilizar e criar possibilidades para que as pessoas recuperassem sua confiança na travessia.

Produzi diversos vídeos e através dos canais negocios com flores (fan page e blog) pude alcançar um publico bastante significativo o que contribuiu de alguma forma para que as pessoas voltassem a ter paz e confiança própria para buscar suas saídas. Era muito importante perceber que apesar da gravidade, precisávamos de confiança e força para travessia.

Ainda estamos no meio do processo, entre quarentenas intermitentes, mas percebemos que o público em geral já está estressado e precisa de apoio pessoal e humanizado, além de produtos que ajudem a focar sua energia essencial.

As plantas, os pets e os produtos de “indulgencia” terão uma grande demanda para o futuro.

Para ajudar os negocios do setor a construir seu caminho lancei o PROGRAMA DE MENTORIA. Uma forma barata e de alto impacto que mostra modelos de negocios inovadores – ateliê, Flower truck, centros de jardinagem, feiras de flores, Gardens como centros de descompressão e outros.

Muitos aderiram e hoje formamos uma comunidade com quem troco ideias e onde borbulha a inovação.

Escrevi um novo livro, com o patrocínio da Nutriplan – GUIA DE MARKETING PARA CENTROS DE JARDINAGEM. O setor de insumos foi um dos que reagiu mais rápido as possibilidades. Percebendo o aumento do consumo, sobretudo a partir do final de abril, com o crescimento do hobby com os vasos, se apressou a desenvolver produtos mais amigáveis, a investir em capacitação dos canais de varejo e a buscar formas de dar sustentabilidade ao boom verde.

Sabemos que se não for cuidado ele pode perder espaço para outros produtos mais amigáveis (na indulgencia, na gastronomia, nos pets e outros) e por isso temos que ter uma atitude ativa e de inovação para conduzir o público para evoluir de fases.

VOCE PODE VER OS DEMAIS CAPITULOS DESSA SERIE, QUE CONTA A HHISTORIA DO MERCADO DE FLORES NOS ULTIMOS 30 ANOS, ACESSANDO O BANNER DO EBOOK 30 ANOS, NA COLUNA DA DIREITA DO NOSSO BLOG www.negocioscomflores.com.br

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