Leilao broeker um dos 1os modelos de venda de verduras por pregão e com transporte pela agua – um percursor do leilão de flores
Em 1887, o leilão foi criado no Bakkersbrug. Naquela época ainda estava ao ar livre e especialmente repolho e que ainda era bastante caótico às vezes. Muita coisa mudou nos anos que se seguiram. Uma cooperativa de horticultura foi criada e um píer coberto foi construído. A partir de 1903, os leilões foram realizados com um relógio de leilão mecânico que ainda pode ser visto no museu. Em 1912, a nova sala de leilões foi festivamente aberta e até 1973 o leilão foi uma organização próspera até que, em parte devido à consolidação do terreno nos anos sessenta, a importância do transporte por água diminuiu.
Na sexta-feira, 28 de dezembro de 1973, a cortina caiu oficialmente sobre o leilão de vegetais mais antigo do mundo. Naquele dia, Martinus Zijp de Zuid-Scharwoude navegou sob o relógio pela última vez e sua balsa com repolho verde foi trocada pela última vez. Aliás, não era feriado naquele dia. A barcaça de Zijp navegou com a bandeira a meio mastro e um galhardete preto. Foi o fim de uma longa história depois que Dirk Jongerling leiloou pela primeira vez em 1887.
Preservação do Leilão Broeker
Apesar de ainda restarem alguns leilões, este foi o último leilão de vela. Razões para um número de iniciadores para formar uma fundação para a preservação do Broeker Veiling. Muito dinheiro foi arrecadado para restaurar totalmente o leilão e as espreguiçadeiras. Os mais de 1800 postes estavam bastante podres e todo o prédio precisava de grandes manutenções. Isso foi feito em fases, mas ao abordar primeiro a sala de leilões, as portas do novo museu puderam ser abertas aos primeiros visitantes já em junho de 1974.