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Seja um parceiro estratégico
- Torne-se um parceiro de negócios estratégico ao invés de um
fornecedor
- As lojas não compram produtos, elas compram opções de lucro. Quando elas não conseguem competir, usam o preço de venda como arma e para ter lucro, precisam reduzir o preço de compra. O fornecedor inteligente procura entender como funciona o trabalho de seu cliente e busca maneiras de melhorar o lucro dele. Dessa forma se torna indispensável e a negociação de preço entre fornecedor e loja se torna menos relevante. Assim construímos uma perspectiva de longo prazo e com isso potencializamos recursos e aumentamos o poder de mercado das partes.
- Fornecer uma visão de ‘longo prazo’ para o cliente para produção
de receita
- As pessoas estão tomadas pelas dores do hoje. As vezes precisamos iniciar o “namoro” da parceria de forma mais gradual. A ideia é a manter a vida como esta e paralelamente criar momentos de trocas onde ideias sobre o futuro sejam discutidas, ate que se construa uma confiança solida e então estejamos prontos para firmar acordos de maior potencial. O certo é que ninguém sairá bem desse jogo atuando sozinho…
- Criar oportunidades para que o cliente seja bem-sucedido
- Existem diversas formas de criar oportunidades para seu cliente. Na área promocional principalmente. A eleição de arranjos é uma delas. O fornecedor fornece as flores, semanalmente, para que sejam feitos 3 trabalhos. O cliente convida seus clientes para votar no mais bonito e sorteia entre os que votaram os próprios arranjos. Isso gera fluxo, cadastros, boca a boca, fixa a imagem e gera vendas futuras. Precisamos lembrar que a venda começa muito antes do cara a cara e fazer acoes de relacionamento é esquentar o terreno para que elas aconteçam. Como pouca gente faz isso em flores, pouco esforço terá altos resultados!
- Sempre mostre ao cliente o roteiro e como ele pode continuar
melhorando com seu serviço.
- Depois de firmada a parceria e muito importante manter um fluxo de constante de informações, para monitorar as ideias e periodicamente parar para fazer planos mais longos. Isso aumenta a sombra de futuro sobre a parceria e com ela a fidelidade das partes.
- E preciso liderança, sobretudo do fornecedor, para criar essa estratégia e motivar seus clientes parceiros
Hoje, em todos os negocios, estamos em uma concorrência pela atenção dos clientes e não pela venda dos produtos. Aqueles empresários (sejam fornecedores ou varejo) que conseguirem dar mais atenção a seus clientes (isso deveria ocupar pelo menos 50% do seu tempo) terão muito mais vendas que aqueles que se limitarem ao processo normal de produção-resolver problemas-logística-resolver problemas-vendas – resolver problemas-cobrança-pagamentos.
Isso requer uma otimização de processos, para liberar tempo, e o aprendizado sobre como construir essas pontes com o cliente.
Para aqueles que desejarem, estou lançando uma palestra presencial que trata dos caminhos para fazer tudo isso. Ela se chama – “Onde o produtor de flores está perdendo dinheiro”
Vocês também podem obter outras informações visitando www.negocioscomflores.com.br
Augusto Aki