COMO VENDER MAIS FLORES

 

Se fizéssemos uma enquete com os pontos de venda de flores sobre quais são os principais problemas que tem prejudicado a venda, teríamos uma lista muito parecida com essa:

  • Concorrência com supermercados
  • Concorrência com informais
  • Concorrência canibalistica
  • Preço de compra dos produtos e sua variação
  • Custos fixos
  • Fuga dos clientes
  • Infidelidade dos clientes
  • Crise econômica e falta de liquidez….

Mas você já pensou que no setor automobilístico, que sofre bem mais que o nosso com a crise econômica, o modelo novo do Jeep está vendendo como agua?

Como podemos analisar essas duas situações acima e entender sua existência no mesmo momento – falta de vendas para muitos e sucesso para poucos…

A questão central aqui é que nosso principal problema não está nos outros, mas em nós mesmos, e na forma com que temos tocado nossos negócios. Veja o quadro abaixo:

O que esse gráfico quer mostrar é que:

  1. Maior que todos os problemas listados inicialmente (que são verdadeiros, porém, menores do que a questão da falta de proposta de valor), a falta de diferenciação tem causado um enorme impacto na percepção do consumidor sobre as lojas de flores (de forma negativa) e isso resulta na queda de vendas…
  2. O mundo dos negócios caminha para uso da ferramenta digital como forma de customização em massa da comunicação e do relacionamento com os clientes, e, via de regra, somos muito incipientes com o uso dessas ferramentas no mercado de flores.
  3. O ângulo de ataque, para uso do marketing digital como ferramenta de relacionamento e fidelização de clientes, é mostra como a flor conecta as pessoas. Ela pode estar presente em diversos momentos casuais do dia a dia, tanto em pequenas comemorações como em momentos de problemas, e isso pode ser feito dentro do ciclo de relacionamentos com a rede de suporte, que cada um de nós cultiva (que é mais amplo que os laços familiares)
  4. A forma de tornar real essa estratégia é a postagem diária (1 vez ao mínimo, e 3 no máximo), de conteúdo (preferencialmente em vídeo, mas pode ser também fotos com pequenos textos – nunca somente textos ou apenas anúncios de produtos), que gerem moedas sociais (conteúdos que gerem compartilhamento.
  5. Em marketing digital dizemos que existem 3 fases para se conseguir sucesso: visibilidade, interação e somente depois venda. Essa última deve ocorrer classificando nossa audiência tanto em momento de compra quanto em nível de relacionamento (quantas interações conseguimos fazer com eles, sendo que, quanto mais, melhor)
  6. Depois precisamos pensar em criar produtos mais bonitos. Os famosos arranjos com rosas e tango já deram o que podiam dar…
  7. Finalmente, para fechar com chave de ouro, precisamos fazer o MAPEAMENTO DA EXPERIENCIA DE COMPRA do consumidor para entender quais são suas dores no momento que pensa em comprar flores e criar diferenciais que facilitem sua vida (para quem quiser estruturar isso, tenho um kit de consultoria a distância em negocioscomflores.com.br que te ajuda a achar caminhos para criar novos serviços)

Enfim, que bom saber que apesar de crítica, a situação ainda está sob nossa alçada. Enquanto muitos tem fechado suas lojas, outros tantos estarão crescendo e herdarão a terra….

Em qual grupo você estará?

 

Augusto Aki

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