A psiquiatra e psicoterapeuta Sue Stuart-Smith explica como a conexão com a natureza e os jardins ajudará o estresse e o trauma
Como o jardinagem e a natureza podem ajudar a mente?
O poder terapêutico da jardinagem deriva dos muitos níveis em que nos influencia, consciente e inconscientemente.
Foi demonstrado que a proximidade com a natureza verde alivia a ansiedade, melhora o humor e revitaliza o funcionamento cognitivo, além de reduzir a pressão sanguínea e os níveis do hormônio do estresse cortisol. Pesquisas mostram que fazer exercícios ao ar livre é mais benéfico do que fazer exercícios na academia. Além disso, a jardinagem envolve o contato com o solo, que fornece exposição a bactérias ‘amigáveis’ que podem melhorar o sistema imunológico.
Muitas pessoas relatam ter um desejo quase instintivo de plantar sementes
Pesquisas indicam que um em particular, o Mycobacterium vaccae, pode desempenhar um papel no aumento dos níveis do neurotransmissor serotonina no cérebro.
Outros aspectos psicológicos e emocionais dos efeitos da jardinagem sobre nós são igualmente importantes. Por exemplo, trabalhar com o ciclo da vida pode ser útil após as experiências de trauma e / ou perda. O sentimento de conquista que surge através do trabalho com a criatividade da natureza é fortalecedor e leva a um aumento da sensação de auto-estima.
Jardinagem pode ser uma atividade consciente que nos leva ao momento presente, mas também é orientada para o futuro de uma maneira positiva. Ambos podem ser úteis para combater a depressão e a ansiedade. Fundamentalmente, a jardinagem é um ato de esperança.
Que conselho você daria para as pessoas que passam o tempo em casa isoladas, mas que têm um jardim ou uma área de cultivo?
Aproveite ao máximo o espaço ao ar livre ao qual você tem acesso. Acho que a jardinagem me obriga a desacelerar e adoro me sentir parte de algo muito maior do que eu. Eu particularmente gosto do aspecto físico disso. A terra é um ótimo antídoto para passar um tempo olhando para uma tela que a maioria de nós está fazendo mais do que nunca no momento.
Em tempos de crise, os poderes de regeneração da natureza nos sustentam profundamente
Muitas pessoas relatam ter um desejo quase instintivo de plantar sementes e tendem a plantar em resposta à crise atual. Esse fenômeno foi observado após muitas formas diferentes de desastres naturais e após as guerras. Foi chamado de “biofilia urgente” para refletir a necessidade premente que podemos experimentar de nos reconectar com o amor à natureza quando somos expostos a situações extremas. Jardinagem nos coloca em contato direto com o mistério de como a vida é gerada e sustentada. Podemos facilmente nos separar dessas realidades fundamentais, mas em tempos de crise, os poderes de regeneração da natureza nos sustentam profundamente.
Existem coisas que as pessoas podem fazer se não tiverem um jardim?
Traga a natureza verde para dentro. Cultive ervas no parapeito da janela, introduza flores ou vasos de plantas em casa e ouça gravações de canto de pássaros ou outros sons da natureza. Se possível, exercite-se ao ar livre todos os dias, perto de árvores e vegetação e passe algum tempo apreciando o mundo natural ao seu redor. É importante encontrar um espaço calmo dentro de você. A natureza pode nos ajudar a fazer isso porque as plantas e as árvores não são perturbadas pelo que estamos passando.
Quatro coisas a fazer neste momento para se conectar com a natureza
1
Aproveite ao máximo qualquer espaço ao ar livre ao qual tenha acesso
A terra é um ótimo antídoto para passar um tempo olhando para uma tela que a maioria de nós está fazendo mais do que nunca no momento.
2
Trazer a natureza verde para dentro
Cultive ervas no parapeito da janela, introduza flores ou vasos de plantas em casa e ouça gravações de canto de pássaros ou outros sons da natureza.
3
Exercício na natureza
Se possível, exercite-se ao ar livre todos os dias perto de árvores e vegetação e passe algum tempo apreciando o mundo natural ao seu redor.
4
É importante encontrar um espaço calmo dentro de si
Fonte – https://www.gardensillustrated.com/feature/gardening-mental-health-sue-stuart-smith/