Quando a poeira do final de ano passar e voce for pensar em 2020, vai ver algumas coisas boas e algumas muito ruins para o ano que vem:
a) O carnaval vai cair em 25 fev, mais cedo portanto, assim podemos esperar um dia da Mulher bom. Para tanto a loja precisa ter um relacionamento com o mercado corporativo, ou, usar a data para abrir esse relacionamento (ao inves de vendas);
b)O dia das Maes deve ser bom, pois a economia deve apresentar bons resultados o ano que vem, e isso afeta as vendas nos dias de pico
c) A taxa de juros basica é a menor dos ultimos 20 anos, assim, pode esperar o crescimento da construcao civil. Isso alavanca as vendas de paisagismo e tambem de jardins internos.
d) O Urban Jungle favorece o consumo para uso proprio e aquelas lojas que forem multivarejo e tiverem produtos criados na propria loja e saibam se comunicar bem nas suas redes sociais certamente terao muito sucesso.
O que nao sera tao bom:
- Quase todos os feriados do ano serao na sexta ou na segunda. Isso vai matar as vendas em – dia dos namorados, durante todo o mes de abril (3 feriados) e em dezembro (que ficara restrito a 15 dias…)
- deve haver mais fechamento de lojas, pois a maioria ainda continua sendo generica, esperando o cliente, vendendo o mesmo que os outros e reclamando dos mercados de preco…
Bom, temos possibilidades e ameacas. Depende de cada um saber construir seu ano.
Se quiser algumas dicas bacanas, vejam:
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
