O Natal desse ano será diferente de todos os anteriores…

Após a ocorrência de uma catástrofe (guerra, terremoto, tsunami etc.) é natural que as pessoas busquem fortemente a comemoração:

  • Por ter vencido o desafio
  • Para comemorar a vida
  • Para reforçar relacionamentos
  • Para lembrar de entes queridos
  • Para fortalecer as esperanças para o próximo ano

O setor de supermercados entende que esse final de ano terá como foco as festas domiciliares e projeta um crescimento de 12% das vendas de alimentos em relação ao ano passado (e note que esse percentual é muito representativo se considerarmos que o PIB cairá esse ano cerca de 5%!)

Na parte de itens de consumo, o segmento de roupas e calcados, que é muito relevante para o varejo de rua, percebemos que a compra para uso próprio tem migrado para os market places, porem, como presentes, há uma grande possibilidade de crescimento de compra nesses itens. Para isso, trabalhar com vales presente e cupons de desconto pode dar bons resultados.

Estudo do Facebook sobre o que esperar do cenário de negocios para o final desse ano ponta a nova equação de valor para atração dos clientes:

  • Acessibilidade (multicanal e phydigital)
  • Autenticidade  (saber mais do cliente que o concorrente)
  • Atitude (acolhimento no atendimento)

7 iniciativas que sua loja pode fazer para ter um desempenho em vendas de final de ano:

  1. Live no final de novembro para aquecer a demanda e interagir com os clientes
  2. Fazer ação de shop Streaming para dar maior acessibilidade, trabalhar o impulso e agregar valor as ofertas
  3. Olhar o que supermercados e shoppings não fazem, para fixar diferenciais que atraiam os clientes
  4. Usar cuponagem e vale presentes
  5. Propor campanha de responsabilidade social, de final de ano. As pessoas querem fazer o bem e sua loja pode liderá-las
  6. Fazer pre aquecimento com equipe de vendas. Funcionários motivados podem gerar clientes motivados
  7. Aprenda a aprender – o novo normal é de melhorias constantes. Isso se faz com aprendizados. Aprendemos quando paramos para avaliar o que fizemos. Cada ciclo promocional precisa prever essa parada para avaliação ao seu final.

O Natal das comemorações familiares é só a primeira experiencia do que será seu 2021. Saiba lidar com isso e você terá não somente boas vendas agora mais uma cultura que lhe beneficiara para os próximos anos!

Augusto Aki – consultor de modelos de negócio

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