Para ser um empresário, basta um CNPJ ou registro formal em qualquer junta comercial ou prefeitura. Para ser um empreendedor, aí o bicho pega. São necessárias muito mais características e nuances do que simplesmente possuir um CNPJ.
O Brasil é um país empreendedor? Provavelmente, mas com certeza temos menos empreendedores que empresários. A Pesquisa GEM aponta que boa parte do nosso empreendedorismo é por necessidade (37%) e, portanto, não foram empresas criadas por enxergarem uma necessidade de mercado, mas sim por terem uma necessidade própria de sustentação, independentemente da oportunidade.
Essas mesmas estatísticas apontam que, em 2018, 61,8% das empresas no Brasil foram abertas a partir de oportunidades identificadas, sendo essa “Busca de Oportunidades e Iniciativa” a primeira das Características do Comportamento Empreendedor que trataremos abaixo.
É natural a associação entre empreendedorismo e ser empresário. Um exemplo de como essa associação é errônea é a quantidade de empresas que tem potencial absurdo, mas ano após ano, continuam exatamente iguais. É o empresário que mistura o dinheiro da PF com PJ e não sabe calcular o seu custo. É aquele que planta abóbora por quê ouviu o vizinho dizer que abóbora dá dinheiro.
Por isso é importante deixar claro: Nem todo empresário é empreendedor, e nem todo empreendedor é empresário. Existem inúmeras pessoas empreendedoras sem CNPJ ou sem mesmo um negócio, que ou por falta de oportunidade ou mesmo por falta de desejo em ter um empreendimento próprio tem contribuído (e muito) para as empresas para que trabalham ou para as comunidades em que vivem. Temos até um termo na língua portuguesa para isso: os “intraempreendedores”. Um funcionário intraempreendedor é um sonho. O difícil é segurar ele na sua empresa.
Cabe também falar sobre as características dos empreendedores, que foram pesquisadas e apontadas por diversas instituições como comuns aos grandes empreendedores. Tomando por exemplo o que o Sebrae utiliza como padrão, as Características do Comportamento Empreendedor (CCE) são as 10 listadas abaixo:
Essa lista de Características define como o Sebrae e a ONU veem os empreendedores e seu comportamento. Longe de mim querer corrigir a ONU e o Sebrae, mas a título de discussão, se eu fosse colocar uma 11ª CCE, eu colocaria a “Dificuldade de acomodação”. Essa característica é que define boa parte dos empreendedores que conheço, que os move efetivamente para novos negócios e os tornam empreendedores em série. Talvez ela se encaixe na “Busca de Oportunidades e Iniciativa”, mas creio que essa característica merece um destaque especial.
Em relação à descrição dessa “nova” CCE, eu diria o seguinte: “Está constantemente inquieto e buscando a melhoria pessoal e de seu negócio. Uma vez que observa pouca possibilidade de melhoria, busca outras iniciativas ou oportunidades de negócio, mantendo ou não o negócio original. São pessoas que dificilmente ficam satisfeitas e que não se acomodam com o status quo, buscando horizontes cada vez maiores.”
Para finalizar, uma reflexão a partir de uma frase de de James C. Hunter:
“Seus pensamentos viram ações, suas ações viram hábitos, os hábitos viram o seu caráter, e o seu caráter vira o seu destino.”
Você, com os seus pensamentos e ações (ou quando deixa de agir), tem como destino ser um empresário ou um empreendedor? Que tal refletir um pouco sobre as suas características e como melhorar a si mesmo?
Demian Condé
Product Owner @Sebrae, Eng. Agrônomo e Empreendedor
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