15 Plantas purificadoras de ar que você pode ter em casa caso sofra com alergias
Os números são enormes: mais de 50 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de alergia por ano, e pesquisadores concordam ao dizer que os poluentes do ar desempenham um papel crucial nessa quantidade. Substâncias liberadas pelos carros e pelas atividades industriais podem desencadear asma, rinite alérgica e outros transtornos alérgicos em adultos e crianças mundo afora. A boa notícia é que existem alternativas naturais para evitar que você e sua família padeçam do problema.
Acreditamos que todas as pessoas devem viver em ambientes seguros, e foi por isso que nós, do Incrível.club, criamos uma lista com plantas que você vai querer ter em casa se seu objetivo for acabar com as indesejadas alergias.
1. Lírio-da-paz
Com suas folhas em verde-escuro e flores brancas, o lírio-da-paz não é apenas lindo, mas também é conhecido por ter propriedades purificantes. Estudos já comprovaram que essa planta pode diminuir significativamente os poluentes tóxicos e alergênicos do ar.
2. Dracena-de-madagascar
A dracena-de-madagascar pode atingir os 2 metros de altura, podendo ajudar em nossa crescente exposição ao benzeno. Esse elemento, muito usado na produção de plásticos, resinas e fibras sintéticas, pode desencadear alergias de pele, resultando em coceira e erupções.
3. Aglaonema
A aglaonema é uma das plantas mais recomendadas pela NASA para purificação do ar que respiramos. Ela é capaz de limpar o benzeno e o formaldeído presentes no ar, elementos que podem representar “significativo perigo à saúde humana”.
4. Ficus elastica
Seu nome se deve às folhas, que parecem feitas de plástico rígido. A ficus elastica é uma notável purificadora de formaldeído. A exposição a essa substância presente no ar já foi apontada como fator de aumento das crises de asma em crianças.
5. Dracena
A dracena é mais uma grande opção para você ter em casa se estiver sofrendo com alergias. Ela tem a capacidade de retirar o tolueno do ar, e esse hidrocarboneto aromático líquido é conhecido por agravar quadros de asma, rinite alérgica e dermatites atópicas.
6. Samambaia-americana
Essa planta requer poucos cuidados e prefere lugares úmidos. Um antigo cientista de pesquisas da NASA afirmou que “a samambaia-americana é uma das plantas mais eficazes para remover os poluentes do ar”.
7. Espada-de-são-jorge
Ao contrário da planta mostrada no tópico anterior, a espada-de-são-jorge tende a prosperar em ambientes secos. Ela consegue retirar quatro das cinco toxinas mais encontradas no ar.
8. Aloe vera
Talvez você esteja mais acostumado a ver a aloe vera sendo usada com fins cosméticos ou até mesmo medicinais, mas essa planta conta ainda com outras propriedades. Ela também é capaz de purificar o ar retirando dele benzeno e formaldeído.
9. Antúrio
Ter um antúrio em casa é sinônimo de adicionar um belo toque de cor ao ambiente, graças à flor que tem uma tonalidade de vermelho brilhante. Essa planta tem a propriedade de retirar a amônia do ar, substância conhecida por causar tosse e irritação na garganta e no nariz. Entretanto, como casos de alergia a essa planta já foram relatados, é preciso garantir que ela seja segura para o seu lar.
10. Areca-bambu
Nativa das regiões tropicais e subtropicais das Américas, essa planta virou uma verdadeira febre em todo o mundo. Ela pode atingir até 6 metros de altura, servindo geralmente como elemento de decoração. A boa notícia é que, além de ser linda, a areca-bambu consegue retirar do ar o tricloroetileno, composto químico que pode causar dor de cabeça e tontura.
11. Ficus
Muito presente nas residências, o ficus pode ser usado como árvore de verdade quando plantado em ambientes externos. Mas se você preferir deixá-lo dentro de casa, a melhor ideia é apostar em versões em miniatura, daquelas que lembram os bonsais. A NASA também adicionou essa planta à sua lista de purificadoras de ar.
12. Crisântemo
Essa planta apresenta flores em grande variedade de cores, e apesar de ela existir há centenas de anos, ficou mais conhecida de um tempo para cá, sobretudo por causa de suas propriedades benéficas. Ela consegue filtrar tricloroetileno, amônia, formaldeído, benzeno e outros elementos químicos do ar.
13. Clorofito
O clorofito é uma planta considerada das mais fáceis para se ter em casa, já que ela sobrevive às mais diversas condições e não costuma ser suscetível a problemas. Além disso, estudos já demonstraram que a planta é eficiente para reduzir a poluição do ar em ambientes internos.
14. Gérbera
Se você gosta de flores e sofre de alergias, a gérbera pode se tornar uma de suas melhores amigas. Ela floresce do verão ao outono, e suas folhas são capazes de limpar três perigosos poluentes do ar.
15. Hera
Se você permitir, a hera cresce a ponto de subir por qualquer superfície disponível. Caso opte por ter essa planta em sua casa, saiba que ela pode ajudar a combater alergias respiratórias, uma vez que consegue filtrar toxinas levadas pelo ar para dentro da sua casa.