Todo consumo se faz por 2 motivações: necessidade ou desejo.
O critério de compra para os produtos e serviços de necessidade é o “custo de aquisição” (preço e esforço para aquisição). Obvio que não mencionei a disponibilidade de renda para tanto…
O critério de compra para os produtos e serviços ligados aos desejos é a conexão de cada oferta com a percepção do consumidor sobre seu valor quanto a uma “doença emocional”.
O contexto do cotidiano, que foi desconstruído pela pandemia, transformou a esfera emocional, potencializando os desejos em “doenças emocionais”, associados a todo tipo de frustração: ansiedade, medo, insegurança, baixa estima, inveja, solidão, estresse, depressão etc.
Podemos perceber a busca por remédios para esses males quando vemos o crescimento dos principais itens de consumo durante a pandemia:
- Decoração do lar
- Pets
- Plantas verdes
- Bebidas
- Meditação
- Terapia
- Produtos de indulgencia
- Mercado imobiliário
Assim, o que cabe ao seu negócio é enxergar menos o produto e mais a entrevista, mais o pedido e menos a oferta, mais o benefício e menos a característica, mais o conhecimento do perfil e menos o estoque.

Não é nada novo, em termos do mundo do marketing, mas é revelador quando propomos um ponto central e unificado das demandas – as doenças emocionais.
Encaixar as pontas de cada universo dos nichos de mercado a esse ponto central é o desafio de quem quer estar no mercado amanhã, sejam lojistas, sejam produtores ou sejam prestadores de serviço.
Augusto Aki – consultor de modelos de negocio e marketing
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
