O mapa mental é uma ferramenta desenvolvida pelo matemático e psicólogo inglês Tony Buzan no começo da década de 1970.
Trata-se de uma forma de esquematizar um raciocínio, colocando uma ideia ou tema central que se ramifica em tópicos secundários, terciários etc.
No contexto corporativo, os mapas mentais gerenciais são um recurso utilizado para organizar ideias, fluxos de trabalho e os caminhos necessários para alcançar determinado objetivo.
Para isso, são feitas associações e links visuais (linhas, setas, imagens, figuras etc.) que facilitam a compreensão e a gestão de informações.
Qual a importância de fazer um mapa mental para tomar decisões?
Conforme mencionamos no tópico anterior, o mapa mental empresarial é uma ferramenta que pode ser muito útil para a gestão estratégica de um modelo de negócio.
Como suas ramificações são desdobramentos de uma ideia ou conceito inicial, o mapa mental permite, por exemplo, que se chegue até a causa-raiz de um problema.
Além disso, o planejamento com mapas mentais consegue expressar com mais clareza as ações que deverão ser colocadas em prática e as responsabilidades de cada um dos envolvidos para que se consiga atingir um objetivo de negócio específico.
Se bem elaborado, você poderá utilizar o mapa mental para tomar decisões estratégicas com mais assertividade, pois terá uma noção mais clara a abrangente sobre determinado assunto ou objeto de análise.
A construção de mapas mentais gerenciais te ajuda a identificar oportunidades, analisar tendências, desenhar fluxogramas processuais e inclusive avaliar o desempenho dos seus colaboradores.
Um mapa mental pode ser fundamental para criar um plano de ação. Veja dicas de como criar um:
Leia também: Mapa de ideias: um caminho seguro para ótimas soluções
6 dicas de como fazer um mapa mental nas empresas
Se você deseja construir um mapa mental para tomar decisões na sua empresa, é necessário seguir algumas recomendações para que essa ferramenta possa ser realmente útil. São elas:
- Defina qual é o tema ou tópico central que você quer destrinchar;
- Pense nos tópicos que se relacionam diretamente com o que você colocou no centro e faça o mesmo com os secundários, terciários e assim por diante;
- Faça uso de imagens para ilustrar suas ideias;
- Conecte essas ideias utilizando setas, pois elas vão facilitar a compreensão depois que o mapa estiver pronto;
- Utilize cores diferentes para separar os “níveis” da temática central;
- Sintetize as ideias em palavras-chave.
Veja mais: Conheça na prática as 5 etapas para criar um exemplo de mapa mental do zero
Exemplos de ferramentas para construir mapa mental nas empresas
Confira agora algumas dicas de ferramentas que podem te ajudar a construir um mapa mental.
1. Mind Maps for Google Chrome
Extensão gratuita do Google Chrome que possibilita criar mapas mentais diretamente no seu navegador, inclusive em modo offline.
2. MindMeister
Layout simples e agradável, o MindMeister funciona totalmente na nuvem e não requer instalar nenhum software. Seu mapa pode ser editado de maneira colaborativa e em tempo real.
3. Coggle
Disponível na versão gratuita, o Coggle também é colaborativo e permite que você suba quantas imagens quiser para o seu mapa mental. Tudo fica salvo na nuvem.
4. XMind
O XMind possui um design agradável e moderno. Ele apresenta diferentes formas para compartilhar os mapas mentais e ainda possui integrações com várias outras ferramentas, como as do pacote Office, PDF, e Evernote.
5. MindNode
Aplicativo simples e prático, o MindNode permite criar mapas mentais no celular e no tablet. No entanto, encontra-se disponível apenas para o sistema operacional iOS.
Bom, agora que você já sabe mais sobre esse importante ferramenta de gestão, que tal fazer um planejamento com mapas mentais para a sua empresa? Faça isso e seja mais assertivo em suas decisões.
Saiba mais: Conheça as 6 ferramentas para mapa mental e solucione as grandes questões de seu negócio