O segmento de comida fora do lar, que apresentou muitas dificuldades durante pandemia, buscou formas de reinventar-se.
Uma das estratégias é o trabalho de preços diferenciados, ou entre os dias ou entre os horários do dia.
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Nesse negocio, a agregação de valor se faz principalmente nas vendas da noite ou de final de semana. O que esta crescendo agora é a pratica de preços menores, ou no inicio da semana ou no horario de almoço, principalmente na opção de entrega, pois ai a atuação se assemelha ao modelo “Dark Kitchen” (que reduz custos).
Para fazer isso, é preciso tanto ter:
-Bom sistema organizacional
-Bom sistema de compras
-Bom sistema de entregas
-Opcoes limitadas de pratos
-Restrição de horario ou datas para essa opção
-Bom controle e custos e ideia clara do seu preço de equilibrio
Feito dessa forma consegue-se rentabilizar periodos ociosos da empresa e com isso gerar recursos para pagamento dos custos fixos. Alem de melhorar a competividade, reduz o faturamento de equilibrio como um todo e permite assim iniciativas mais ousadas de preço nos momentos de pico, o que cria uma vantagem competitiva, atrair mais clientes e acaba por criar um “ciclo virtuoso” de crescimento!
Esse modelo deve inspirar outros nichos de varejo! Vale a reflexao.
Vejam no link abaixo o material de uma live com dicas para vendas de final de ano (para o comercio) – https://www.youtube.com/watch?v=zbPNf-k7M2o
Augusto Aki – consultor de modelos de negocio – Sebrae