Descubra o que é hygge e veja como aderir a esse estilo de vida!

hygge é um estilo de vida surgido da Escandinávia que voltou à moda depois que a Noruega foi considerada pela ONU o país mais feliz do mundo.

Basicamente o hygge é uma forma de se divertir e ser feliz entre a família e os amigos em casa, com elementos que aquecem a alma. Por isso, pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes.

A questão é criar situações em que o relaxamento e a plenitude sejam favorecidas – o que pode ter significados diferentes para cada um. Conheça mais sobre o hygge e veja como levar essa ideia para a sua vida.

Entenda o princípio do hygge

Apesar de o significado do hygge poder ser bastante individual, é interessante compreender o contexto em que o conceito foi criado.

Imagine um país com apenas quatro horas de sol por dia durante o inverno, o que faz com que a maioria da população passe muito tempo dentro de casa.

Hoje, com a necessidade de distanciamento social por causa da pandemia, fica mais fácil para nós, habitantes dos trópicos, o compreender o tipo de ansiedade que pode ser gerada em situações assim.

Dessa forma, o hygge surgiu como um antídoto a esse sentimento, com ênfase na comunhão, no bem-estar e na igualdade de forma a criar benefícios reais e tangíveis para todos.

Então, basicamente, o hygge busca traduzir em elementos o que cada um considera felicidade. O conceito é tão interessante que a Unesco já considera transformar o hygge em herança cultural intangível dinamarquesa – assim como já o são a cultura cervejeira da Bélgica e a yoga na Índia.

Veja 5 formas de aderir ao estilo de vida hygge

Ver TV sozinho debaixo do edredom, fazer você mesmo pequenos reparos em casa, incrementar a área de lazer ou cozinhar. Se para cada um a felicidade tem nome diferente, há elementos em comum ao estilo de vida hygge.

Crie ambientes acolhedores

É muito importante cercar-se do que se gosta, mas alguns truques ajudam a criar seu refúgio de bem estar.

Móveis confortáveis, espaços que abraçam e convidam podem ser gerados com muita madeira, um material que “aquece” os ambientes e dá a sensação de aconchego.

Aposte em painéis, guarda-corpos e decks de madeira com almofadas fartas, móveis generosos, folhagens e flores e velas – mesmo durante o dia.

Tenha quem se gosta por perto

Abrir a casa apenas para os amigos do coração, valorize quem faz diferença e cerque-se de pessoas que agregam valor à sua vida.

Deixe a convivência com pessoas negativas para fora de casa, crie seu refúgio de paz com quem tem afinidade. A conexão é muito importante no conceito hygge – seja pessoalmente, seja através da tecnologia.

Seja como for, não se isole: crie formas de conversar com quem gosta de trocar ideias e sentimentos, mesmo à distância.

 Invista no comfort food

Vários dados mostram que nunca se cozinhou tanto quanto nessa pandemia. Além de uma distração, cozinhar é um ato de carinho, amor e cumplicidade.

Exercite sua criatividade compartilhando o prazer de criar receitas na cozinha de estar ou no pergolado gourmet.

Seja uma xícara de chá, um bolo no final da tarde ou experimentar uma receita de pão ou um prato elaborado para o final de semana, invista no comfort food.

Fazer seu próprio alimento, com ingredientes saudáveis e fresquinhos faz parte do hygge. Cultive uma horta caseira no jardim vertical, no quintal ao lado do pergolado ou um pequeno pomar.

Chame os amigos, cozinhe a quatro mãos, experimente. Procure ter uma área gourmet bem equipada, aumentando ainda mais o prazer de cozinhar.

Faça uma decoração sentimental

Use objetos que falam à alma, que têm história. Faça uma decoração com o sentimento, deixando de lado o que é supérfluo e impessoal. Leve para perto móveis de família, elementos que resgatam a sensação de acolhimento.

Valorize a área de lazer e os espaços ao ar livre, criando uma conexão com a natureza e com suas origens.

 Reserve um tempo para si mesmo

Tenha um espaço que seja seu, reserve horas para fazer o que quiser e o que mais gosta. O hygge é a transmutação da felicidade, valorizar a si mesmo fazendo-se feliz. Encontre o que te traz prazer, o que o faz rir sozinho.

Cuide-se mais: medite, cuide da pele, dos cabelos, leve mais bem-estar ao seu dia a dia reservando momentos só para você descobrir seu hygge. Entrar em contato consigo mesmo é fundamental para o despertar a felicidade.

Use roupas confortáveis

Faça um teste. Abra o armário e conte: quantas roupas você tem de ficar em casa? O chamado homewear ou loungewear é uma grande tendência, capaz de reconectar você com você mesmo.

casa é o único lugar em que todos somos totalmente autênticos, usando o que gosta e fazendo o que quer. Então seja assim também nas roupas. Isso não significa se fantasiar de mendigo – a não ser que seja o que te faz feliz.

O importante é usar roupas confortáveis, com o seu estilo e o seu jeito de ser. Loungewear também é hygge.

Valorize as áreas externas

O hygge decor nasceu na Dinamarca, por isso originalmente foi criado para valorizar aos ambientes internos. No entanto, o conceito pode perfeitamente bem ser adaptado à realidade brasileira, onde a vida ao ar livre é sinônimo de saúde física e mental.

Por isso, invista na valorização do hygge decor na sua área externa, seja uma varanda, uma sacada, um terraço, um quintal ou uma área de lazer privativa.

Coloque móveis confortáveis, torne o piso agradável ao toque dos pés descalços com um deck de madeira, pendure vasos de plantas em painéis, invista no seu aconchego para pegar sol ou ver as estrelas.

Não esqueça: ser hygge é buscar a felicidade, em todos os momentos em casa.

Fonte – www.cobrire.com.br

2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x