Por editor de Floribusiness -22 de abril de 20200FACEBOOKLINKEDINTWITTERWHATSAPPMAIL
“Atualmente, as empresas estão concentradas em atender à demanda dos Estados Unidos e do Japão, que são os mais ativos; no entanto, o nível de atividade das fazendas difere amplamente dependendo dos mercados e dos canais em que atuam; as fazendas agora estão recebendo pedidos de países europeus ”, disse Augusto Solano, presidente da Asocolflores . A Associação de Exportadores de Flores da Colômbia ativou seu Plano de Pétalas para o Dia das Mães.
“Trabalharemos incansavelmente, mesmo na sexta-feira, 1º de maio, data em que a Colômbia celebra o Dia do Trabalho. Já ativamos nosso ‘Petal Plan’, um mecanismo de segurança e coordenação que envolve todas as autoridades relevantes, criadas e lideradas pela Asocolflores desde 2006, para apoiar a mobilidade, o fluxo de cargas e impedir atividades ilegais. ”
Covid-19
O ‘Plano Petal’ foi fortalecido pela sistematização de seus processos ao longo da cadeia logística para evitar o contato físico e reduzir os riscos derivados do Covid-19. Da mesma forma, os portos e aeroportos do país aumentaram o número de pessoas encarregadas dos processos fitossanitários e de inspeção.
Por outro lado, a autoridade fitossanitária, ICA, está fornecendo um serviço especial para solicitações de inspeção necessárias fora do horário comercial e providenciando mecanismos adicionais de assinatura de certificados eletrônicos para pompons e crisântemos no aeroporto El Dorado, em Bogotá, e José María Córdoba , em Medellín.
A Polícia Antinarcóticos adicionou 60 guardas para reduzir os tempos de inspeção e melhorar os níveis de eficiência nos controles alfandegários, sanitários e de substâncias ilícitas.
Dia das Mães
A Autoridade Nacional Aduaneira e Tributária, DIAN, autorizou horas adicionais para a entrega de certificados de origem e para apoiar atividades durante o dia das mães. Em geral, até o momento existem voos de carga suficientes disponíveis.
A Asocolflores continua a enfatizar a enorme responsabilidade de todos os produtores que operam durante o dia das mães e constantemente os convoca a seguir rigorosamente os protocolos de higiene e prevenção, a fim de manter a exceção de operação.
A indústria de flores na Colômbia mantém as exceções que lhe permitem operar durante a quarentena. A cadeia logística também funcionará aos domingos até 3 de maio.