Os caminhos do consumo
A chegada da pandemia e o susto que causou fez com que o consumo de serviços cai-se ao chão e que subisse o consumo de itens de alimentação básica, limpeza e produtos de saúde. Isso marcou o fim do 1o trimestre.
Agora no 2o trimestre, com o estabelecimento da quarentena e seu prolongamento, percebe-se o crescimento dos produtos ligados a INDULGENCIA (biscoitos, cerveja, chocolate, etc).
Espera-se que o 3o trimestre seja um breve periodo de recuperação em vendas, com o fim da quarentena e a grande ansiedade das pessoas em sair de casa para comemorar a vida e o fim do estresse da retenção. Isso deve favorecer os produtos EU MEREÇO (beleza, artesanato e até roupas).
Em todos os casos, a mudanca de postura do varejo, sabendo criar canais de relacionamento mais solidos e engajados sera a porta de sustentabilidade para quem ficara ou nao no mercado. O foco nao é achar clientes para seu negocio, mas achar produtos para seu cliente!

Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
