A doença precisa de contato para se espalhar e devemos esperar medidas restritivas cada vez maiores nos próximos dias. Com a redução drástica da circulação, os canais de relacionamento com o público serão as mídias sociais.

O período crítico deve ser até o dia das mães (inclusive), quando os negocios devem recomeçar sua normalidade. Retidos, a população terá demanda por conteúdo e grande preocupação com a qualidade do convívio da quarentena.

Na Europa a quarentena favorece o consumo de flores


QUANDO RETIDAS EM CASA, AS PESSOAS DEMANDAM FLORES E PLANTAS PARA MELHORAR O AMBIENTE DE CONVIVIO, REDUZIR O ESTRESSE, CONECTA-SE COM A NATUREZA E CRIAR UMA FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA AS ATIVIDADES DO DIA A DIA! 

FLORES E PLANTAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA ALEGRAR A VIDA E COMBATER A ANSIEDADE.

  • A epidemia vai passar e o que você e sua loja fizerem agora podem fortalece-los e deixa-los mais fortes quando vier a retomada (inclusive em relação a sua situação antes da crise)
  • Acalme-se! Saiba priorizar e focar-se no que realmente importa. Liste tudo que precisa ser feito e as ideias que forem surgindo. Depois, a cada dia classifique-as para redefinir as prioridades:

  • TERMINE AS COISAS! Em meio a bagunça que sua vida se transformara, seja determinada e faças cada atividade por completo. NÃO POTENCIALIZE O CAOS!
  • Preserve sua liquidez! Postergue pagamentos. Procure contudo ajudar quem pertence a sua rede primaria de abastecimento, da forma que for possível (funcionários, compras primarias, etc).
  • Não fique no celular acompanhando as notícias, faça uma agenda para o dia, revisando sempre a noite, e tome acoes. INVISTA TEMPO PARA CRIAR SINTONIA COM O PUBLICO e  PARCERIAS GANHA/GANHA COM ALIADOS (essas parcerias também se prolongarão para depois da crise e os envolvidos estarão vacinados contra novas crises!)

    Tenha uma estratégia focada em demonstrar INTERESSE GENUINO através de seus canais digitais:
    •  Não fale da loja ou dos seus serviços, fale das dores e das ansiedades do cliente!
    • SUA PRIORIDADE DEVE SER CONSTRUIR UMA REDE DE CLIENTES COM FORTE VINCULO EMOCIONAL. 
  • As pessoas comprarão de quem confiam! MOSTRE INTERESSE GENUINO E GANHE MAIS QUE UM CLIENTE, GANHE UM AMIGO!

    Capacite-se em como usar a correta comunicação em cada canal e saiba selecionar os assuntos mais relevantes para o consumidor. Estimule as interações.
    • Os fornecedores mais desejados nesses tempos (além de alimentação e limpeza),serão os que entregam entretenimento e conteúdos de bem estar (nós estamos nesse 2º grupo).

      Exemplos de formatos de conteúdo:
    • Vídeos ensinando a fazer quadros verdes ou arranjos de suculentas
    • Vídeos ensinando a fazer terrarios
    • Ebooks ensinando sobre jardinagem em casa
    • Posts ensinando a fazer produtos URBAN  JUNGLE em casa usando cachepos domésticos (xicaras, garrafas, sapatos e outros)
    • Posts estimulando o envio de arranjos de plantas ou plantas para amigos ou familiares em quarentena
  • Nos próximos 60 dias você deve investir seu tempo em criar SINTONIA:
    • CAPACITE-SE – NAS MIDIAS – CONHEÇA FERRAMENTAS DE CADA UMA E FORMAS DE PRODUCAO DE CONTEUDO
    • SELECIONE TEMAS PERTINENTES – bem estar, equilíbrio, felicidade, paz, tolerância, relacionamentos, amizade
    • Comece sua programação de postagens – estimule o compartilhamento e a interação
    • Faça cadastros!
    • Faça parcerias ganha x ganha  – PARA TE AJUDAR A CRIAR CAMPANHAS DE ENGAJAMENTO!

      Inicie campanhas e desafios

O que você fizer agora criara um grupo de “advogados da loja” que te carregará depois da crise!


  1. SOBRE CAMPANHAS QUE DEMONSTRAM INTERESSE GENUINO

    1. IDEIA 1 – DIA DE GRATIDAO – toda sexta feira você envia e tira fotos da entrega da entrega de uma planta ou pequeno arranjo para um cliente da sua lista. Compartilhe as fotos e fale da importância de mostrar o quanto o outro é importante. ALEM DE BACANA, ISSO VAI ESTIMULAR A COMPRA DE PLAANTAS PARA ENTREGA NA SUA REDE DE CONTATOS.

    1. IDEIA 2 – PREMIO QUARENTENA! – nas segundas feiras quem comprar uma planta ou arranjo ou buque ganha outro igual que pode enviar para um conhecido da cidade, como premio por ter suportado mais uma semana da quarentena.
    1. IDEIA 3 – FAÇA VOCE MESMO! – um kit com suculentas acompanhado de acessórios para a pessoa montar seu próprio arranjo em casa. Acompanha link de vídeo ensinado sobre a montagem.
    1. IDEIA 4 – CONCURSO URBAN JUNGLE – as pessoa enviam fotos da decoração de sal casa/apto com plantas e os inscritos convidam seus conhecidos a votar no mais bacana. Os 3 ganhadores recebem prêmios em produtos. Será útil fazer parceria com fornecedores.
    1. IDEIA 5 – VOCE É ESPECIAL PARA NÓS! Contatar clinicas medicas, escritórios de advocacia, concessionarias e outras empresas importantes da cidade para oferecer o envio de plantas como presente casual a seus melhores clientes e confortando os mesmos durante a quarentena.
    1. IDEIA 6 – fazer serie de posts para mostrar como as plantas alegram os espaços e tornam e relacionamento diário ais prazeroso.
    1. IDEIA 7 – O VERDE É BELO! PROCURE SEUS FORECEDORES DE FLORES E PLANTAS E COMPARTILHE VIDEOS SOBRE O AMBIENTE DA PRODUCAO – mostre como a cadeia é estruturada em pessoas comprometidas com o produto e a beleza das flores em seu ambiente de produção
    1. IDEIA 8 – ANTECIPACAO DE ANIVERSARIO! A maior parte das pessoas faz aniversario entre os meses de setembro a dezembro. Inicie uma ação de venda antecipada de arranjos, plantas e buques, para pagamento agora e entrega na data. Mostre a importância de apoiar o pequeno varejo local. Negocie essas operações com seus fornecedores.
    1. IDEIA 9 – CRIE UM CANAL PARA PEQUENOS VIDEOS DO PUBLICO RELATANDO O DIA A DIA DA QUARENTENA – seja o elo de ligação dentro da comunidade e ataque a solidão das pessoas compartilhando experiencia de quem esta vivendo a mesma situação.
    1. IDEIA 10 – Coloque quiosques de flores em padarias, farmácias e locais de primeira necessidade. Esses serão os locais onde haverá fluxo, esse será seu ponto de venda por impulso. Reproduza a estrutura das antigas bancas de feira e remeta para a imagem do fornecedor local e do produto natural.
  2. SOBRE PARCERIAS GANHA X GANHA

    1. A situação afeta a todos e assim todos devem estar interessados em se envolver com iniciativas que ajudem a lidar com o momento.
    1. Para estar aberto as possibilidade é muito importante buscar estar com a mente positiva. Situações especiais requerem soluções inovadoras e somente com a mente positiva você consegue criar essas possibilidades e saberá apresenta-las com convicção para potenciais parceiros da sua rede de contatos!
    1. É claro que há urgências, mas procure levar o olhar das partes também para um objetivo maior. As pessoas se comprometem mais quando as acoes criam compromissos de longo prazo!

      CRIE O NOVO PENSANDO JUNTO COM OUTROS QUE TAMBEM QUEIRAM MUDAR O QUE ESTA ACONTECENDO E VASCINE-SE CONTRA AS INCERTEZAS!
    1. Avalie a possibilidade de criar ações promocionais de visitação em áreas de produção, para setembro, mediante sorteio dos ingressos para quem comprar flores agora.  Negocie com seus fornecedores.

Enfim, será preciso bastante força de vontade para superar o que vira. A ajuda não vira de fora, vira de você mesmo. Inspire-se nesses princípios:

  • Aquilo que você não buscar, não acontecera!
  • Sem dinheiro, as coisas só acontecem com parceria, envolvimento e onde cada parte assume sua fração do compromisso!
  • Persista, acerte na direção e não se abata pelas dificuldades do caminho. Quem esta com um objetivo certo tem mais chance de acertar do que fica esperando ou faz muita “meia coisa” de tudo!

AUGUSTO AKI – akiaugusto@gmail.com

FOCO, FORÇA E FÉ

(19) 991279660 – contato pelo Messenger, SMS, telegram e whats up e funciona como telefone também…

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