A surpreendente ascensão da epidemia no Brasil na ultima semana nos fez sentir os efeitos econômicos no mercado de flores. Sobretudo na redução de pessoas na rua e na consequente queda das vendas.
O que você precisa saber:
- Na Holanda esse efeito aconteceu há cerca de1 mês o impacto foi enormes perdas de flores (por perdas) e nesse momento é eminente o fechamento de inúmeras empresas (os custos fixos não param);
- O ciclo da epidemia comporta-se em 3 momentos –
primeiros casos, crescimento continuo/pico (quando acontecem o maior volume de
mortes por deficiência do serviço de saude) e estabilização e administração do
problema;
- O período de pico acontece entre4 e 8 semanas
depois de seu início. Adivinha quando isso deve acontecer? FINAL DE ABRIL E
INICIO DE MAIO!!!!
- Os impactos serão sentidos nas vendas de Pascoa
e devem ser terríveis no DIA DAS MAES!
- As consequências disso já pode ser percebido por
vocês..
- Na cadeia como um todo, temos o impacto do aumento do dólar, que elevara o preço das flores importadas (bom para os produtores) mas também o aumento dos insumos (fertilizantes e defensivos de um lado e acessórios e outros itens da floricultura no varejo).
Como lidar com tudo isso:
- Cerca
de 95% das lojas não tem de verdade a PRESENÇA DIGITAL. Com ela será possível conversar
com as pessoas em suas casas e contrapor o efeito da quarentena. Você precisa
urgentemente criar uma estratégia de SINTONIA.
- As
pessoas evitarão eventos públicos, mas deve aumentar os pequenos encontros
familiares e pequenos jantares entre amigos. As flores podem ser uma poderosa
ferramenta de gratidão e de aproximação social, Precisamos de uma estratégia para
mostrar isso.
- Conheça
mais seu cliente do que seu concorrente e tenha uma comunicação mais interativa
e relevante. As pessoas comprarão menos nesses tempos, mas as compras podem se
concentrar em que conseguir criar engajamento!
COMO POSSO TE AJUDAR COM ESSAS IDEIAS:
- Envie Email e autorize seu cadastro em nossa newsletter e receba 2 materiais pra te ajudar a criar sua estratégia de emergência – EBOOK WHATS UP e GUIA DO TELEGRAM
- Peça informações sobre o PROGRAMA SOCIO CONTRATADO para que ajude a criar uma estratégia de emergência e de médio prazo para posicionar sua loja a frente da concorrência
Augusto Aki – akiaugusto@gmail.com
Quero receber os artigos para estratégia de emergência..
Gostaria de receber informações sobre virus x dia das maes
Ótimo artigo, desejo receber matéria com sugestões de estratégias para dias das mães
Como funciona o negócio de sócio contratado
Luciana, funciona assim:
O que queremos é montar um plano de acao para mudar os resultados atuais da loja, te orientar para uma nova iniciativa ou ainda lidar com um episodio inesperado (por exemplo o coronavirus). Vou assumir seus problemas como se eu fosse o dono da loja. Ele acontede assim:
1) Nos falamos pelo Whats e entendo sua realidade
2) Faço um questionário para aprofundar os temas e te envio
3) Você responde e com base nas respostas e no conhecimento de 30 anos de mercado e dos casos de boas práticas faço um plano de acoes
4) Fazemos uma reunião por whats para detalhar a implantação – Isso conclui a Rodada
5) Fazemos reuniões de monitoramento, mensalmente, pra te ajudar a colocar essas ideias em pratica e implantar as ideias
(*) O número de reuniões de acompanhamento você é que decide – cada reunião é considerada uma rodada
Tudo que de mais atual e possivel para suas condicoes sera colocado ali.
ok?
Augusto
Sandro, acabei de enviar!
Giovana, acabei de enviar!
Oi Renata, te enviei hoje, confere ai, ok?
Boa tarde Augusto. Gostaria de tambem receber artigos sobre como enfrentar esse periodo dificil
Bom dia Jose. Para estar acompanhando o que distribuimos cadastre-se por favor aqui na pagina ou na nossa fan page negocios com flores. Toda vez que posto algo eu tambem distribuo por essas listas. Nesse proximo domingo dia 5 de abril estarei postando um video bacana com 6 dicas para os proximos 6 meses, ok?