30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 2014

O QUE EU FIZ – Sentindo a grande aflição que as pessoas demonstravam por um mundo cada vez mais VUCA (termo em inglês que significa volátil, incerto, complexo e ambíguo), publiquei o livro CONEXOES. Tratava de uma coletânea de materiais que buscava explicar as relações profissionais e pessoais, o comportamento e como lidar com as expectativas, sem criar ansiedade. Foi o primeiro trabalho focado em inspirar pessoas e me deu muito prazer a aceitação. Depois disso tenho me dedicado cada vez mais a compartilhar conteúdos nessa direção.

O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – 2014 marcou o ultimo grande ano do setor de decoração. Ate aqui o lucro ainda resistia com os lideres de mercado em cada região, mas depois desse ano, as informações dão conta que muitos se aposentaram, sucumbindo a concorrência de preços e aumento da oferta de serviços informais.

Na verdade, além havia um problema de marketing aqui. Sempre estivemos concentrados ou na qualidade do produto ou na qualidade técnica do serviço, nos esquecendo de comunicar melhor que fazemos, nos esquecemos de saber o que o cliente entende como valor, nos esquecendo que encantar é mais que a entrega e se trata da experiencia. Nos esquecemos que a venda começa antes da venda, nos esquecemos do cliente depois do evento. Nos esquecemos de compartilhar nosso conhecimento com o público, independentemente de estar tratando de um negócio. Tudo ficou resumido ao preço muito mais baixo que outro alguém praticou…

As pessoas querem humanizar seu consumo, querem comprar de alguém que tenha sua confiança e que saiba personalizar seu discurso. Que mostre interesse pessoal em cada contato e que seja uma fonte de longo prazo. Essa mudança é difícil, mas alguns empreendedores estão fazendo (vou cita-os nos próximos episódios).

De outro lado, tivemos a inauguração da GRANFLORA – centro de varejo do VEILING e do CNP em Holambra – Centro de Negocios do Produtor, um centro de comercialização privado – ele foi o 4º grande evento em termos de comercialização no nosso setor (Veiling, Ceasa Campinas e Cooperflora foram os anteriores).

Esses investimentos deram inicio a um novo ciclo de investimentos em comercialização que se seguiu nos anos seguintes com o Ceaflor, totalizando mais de 100 milhões de reais colocados da distribuição em 5 anos.

Essa alavancagem ignorou o momento difícil da econômica e marcou um pulou que levou o mercado ao que chamo de CRESCIMENTO ORGANICO – um crescimento que não depende de um agente principal, como o governo em alguns setores ou o próprio Veiling, na década de 90. Isso e muito saudável para o mercado e o torna sustentável!

E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!

Lembretes-

Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020

Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br

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