30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 2012
O QUE EU FIZ – Até esse ano minha presença digital havia sido feita através de boletins por Email e através do meu Facebook particular. Nesse ano tomei coragem e investi em um BLOG ( www.negocioscomflores.com.br ). A ideia era criar um canal mais permanente onde pudesse divulgar meus trabalhos e os serviços que prestava. Tem sido muito útil para me relacionar com a comunidade de flores e plantas e anão mais tarde foi complementado com a fan page negocios com flores. Ambos atingem um alcance de cerca de 15mil profissionais e tem sido muito uteis tanto no compartilhamento de conteúdo, no aprendizado e na rápida dispersão de informações para a cadeia de flores.
O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – No mercado a oferta de flores estava atingindo o ponto de saturação (oferta maior que a demanda) e o desespero comercial acentuou o canibalismo e a informalidade. Como não tem nada tão ruim que não possa piorar, a venda nos home centers (canais de massa) cresceu, a venda direta nos Ceasas e depósitos de atacado cresceu, a venda nos supermercados cresceu…
Resultado, o numero de floriculturas de rua caiu e com ele houve concentração nos atacadistas. Houve concentração também nas lojas virtuais.
Supreendentemente verificou-se um grande crescimento dos pequenos viveiros, alimentados pelo setor de construção civil, que ainda estava forte. Contudo, como estavam escorados numa estratégia preço/produto, não resistiram anos depois quando a construção civil deu uma parada (2015).
Nessa época começou a ficar claro a necessidade do varejo para despertar para novos modelos de negócio. Nos anos seguintes os jardins verticais, as maquinas de vendas de flores, os quiosques e as lojas multivarejo foram inovações que tentaram responder a essa necessidade.
E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!
Lembretes-
Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020
Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br