30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 2008
O QUE EU FIZ – Uma vez que o segmento de decoradores informais explodia no pais, cada vez mais a guerra de preços que afetava as lojas de rua foi se transferindo para o setor de serviços. Atento a isso lancei o vídeo VENCENDO A GUERRA DE PRECOS NA DECORACAO, onde o conceito de sintonia (a venda começa antes da venda), que agora detalho no ESTUDO 2020 -A REVOLUCAO QUE ESTA MUDANDO O MERCADO DE FLORES, foi apresentado pela primeira vez.
A decoração assina um evento e é por causa dela que ele não será esquecido, ainda mais hoje, onde tudo se resume a fotos. Saber mostrar a experiencia que o trabalho do decorador pode proporcionar é o caminho para o sucesso nesse setor.
O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – inicia-se a 3ª fase dos supermercados no mercado de flores. Dessa vez, já com mais experiencia, o produto passou a ser vendido em larga escala e esse passou a ser o maior segmento do Veiling (por tipo de cliente). Dentro das lojas das redes o produto deixou de ser uma aposta e passou a ser tratado de maneira oficial, redefinindo a área de bazar e de hortifruti.
A era da violeta começou a ceder espaço para a orquídea e os vasos básicos no pote 11 começaram a ser acompanhados de produtos tematizados, cachepos diferenciados e outras criações. Em muitos casos também houve mais apoio de informações ao consumidor. Empresas especializadas em logística surgiram para atender esse setor.

E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!
Lembretes-
Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020
Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
