30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 2001
O QUE EU FIZ – Nesse ano criei o termo ASSINATURA DE FLORES. Algumas lojas faziam esse serviço, aqui e acola, porem nada sistematizado. Com o crescimento das TVs por assinatura e outros modelos semelhantes, adaptei o conceito e comecei a dissemina-lo, como forma de dar renda fixa e programada para as lojas. Alem disso, atuar com esse produto era a porta de entrada para diversos outros serviços para o mercado corporativo (decoração de eventos, eventos internos, flores para aniversários, programas de Rh, coroas, etc). Gosto de pensar que foi uma mini revolução no setor…
O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – O crescimento do setor de flores temperadas provocou nos produtores em geral o despertar para outros nichos. Entre eles tivemos o renascimento do setor de paisagismo e do setor de flores tropicais. Esse último, que já engatinhada no final dos anos 90, teve grande impulso no início dos anos 2000.
Localizado principalmente no Nordeste, os produtos eram destinados para arranjos e para o segmento de eventos. A Exoticidade e a grande luminosidade eram seus atrativos. A produção cresceu rapidamente desde então, porem o mercado limitado, a falta de promoção e a falta de organização coletiva dos produtores na comercialização foram grandes obstáculos.
Temos caso de sucesso no Havaí com esse segmento e ele pode ainda voltar um dia (assim como voltaram o Hemerocallis, a palma e outros, que souberam se renovar).
E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!
Lembretes-
Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020
Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br