30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 1999
O QUE EU FIZ – Nesse ano comecei a primeira versão de um boletim de mercado por Email, já que a rede de contatos acumulada durantes os anos de palestras pelo Sebrae nos anos anteriores era grande e isso me permitia divulgar meu trabalho e gerar novas palestras. Também comecei com os CURSOS EM DVD, uma demanda grande, devido a necessidade do mercado em profissionalizar-se.
O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – Em decorrência das crise gerada pela divida dos financiamentos, a partir de 96, e todo desgaste para gestão do passivo criado, a Cooperativa sofre uma cisão e surge a COOPERFLORA.
Inicialmente liderada pela família Reijers e centrada em flores de corte, usou a mesma estratégia na formação do Veiling, usando como vantagem competitiva o grande valor de sua produção de rosas. Procurou também diferenciar-se no modelo de comercialização.
Até aquele momento tínhamos o modelo dos Ceasas e o Modelo do Veiling. Na Cooperflora foi implantado modelo de intermediação digital, onde a negociação era feita sobre a oferta que os produtores disponibilizavam no sistema e uma equipe de vendas colaborava na fixação dos preços e na negociação com os clientes.
Anos depois, vivenciando suas próprias crises (como em qualquer empresa), iniciou a venda direta a o varejo com algumas lojas espalhadas pelo pais (SP, DF, Ceaflor, etc).
E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!
Lembretes-
Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020
Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br