30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 1988
O QUE EU FIZ – Nessa época estava com 24 anos, já com 2 filhos e morava em SP capital. Trabalhava com contabilidade e auditoria e estava prestes a acabar a faculdade.
O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – A cooperativa Holambra teve vários ciclos (1970 a 1982, 1982 a 1988, 1989 a 1996, etc…). Nesse ano se encerrava um deles. O modelo de vendas era feito através do recebimento dos produtos no barracão de flores, depois distribuído por caminhões próprios (cerca de 120 caminhões) para 7 filiais espalhadas pelo pais (SP, RJ, DF, RS, BH, CTBA e BA). Os controles estavam com problemas e os prejuízos atingiram um volume insuportável para o produtor. Nesse momento decidiu-se vender os caminhões e as filiais e tirar a cooperativa da comercialização. O produtor vendeu seus produtos diretamente aos primeiros atacadistas (quase sempre ex funcionários da cooperativa), em feiras semanais no próprio barracão de flores. Esse e o próximo ano estão antes da minha entrada na Cooperativa. Mas quis inclui-los para que fosse mais compreensível a evolução do nosso mercado.
Havia poucas lojas, pouca produção, pouca variedade e os preços das flores eram bem altos.
A foto e de Henk Reijers, produtor de rosas, que foi o grande incentivador a implantação do modelo Veiling na comercialização das flores. O sistema era conhecido dos imigrantes holandeses, que tinham parentes que vendiam pelo sistema na Holanda. Depois de alguns meses de venda no sistema de feirinha, decidiu-se? VAMOS FAZER UM VEILING!
E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!
Paulo Goncalves foi bem isso que aconteceu paulinho recem
chegado da holanda desenvolveu o projeto
Sandra Cesar Gloria Este ano de 1988 eu era Desenhista de programação visual de uma grande loja aqui no RS e a vida mudou completamente por inumeros motivos com a técnica do Ikebana. Onde até hoje as flores são especiais para minha vida.Neste ano tudo começou com as flores.