Técnica se destaca pela beleza natural e artística, pela simplicidade do cultivo e por formar um jardim suspenso. Confira passo a passo para criar um arranjo
Cultivar plantas ornamentais sem o uso de vasos é uma tendência no paisagismo. A técnica se chama kokedama, que significa bola de musgo na tradução literal. No entanto, ela não é nenhuma novidade. Trata-se de um método de cultivo de origem japonesa que surgiu no século 17. Ela consiste em envolver as raízes com uma bola compacta de substrato, com terra adubada argilosa, fibra de coco, musgo e húmus.
Depois de pronta, a planta pode ser colocada sobre a mesa, sobre um prato decorativo ou mesmo ficar suspensa no ar com o uso de barbante, arame, lã ou qualquer outro fio resistente, como se estivessem flutuando. Por ocupar pouco espaço, a kokedama é uma opção que se adapta bem tanto em apartamentos pequenos quanto em ambientes amplos.
Além de usar uma técnica artesanal ecologicamente correta, pois dispensa o uso de plástico, a kokedama dá um toque especial na decoração do ambiente, deixando o local mais descontraído.
“Nas nossas casas, podemos utilizar uma grande variedade de plantas, desde que adequadas às condições de iluminação existente, como singônio, marantas, samambaias, azaleia, lírio da paz e muitas outras”, sugere Luciane Hiromi Watanabe Lourenço, docente da área de paisagismo do Senac Sorocaba.
Segundo Luciane, além de chamar atenção pela beleza e pela técnica diferenciada, por manter as plantas no ar, como um jardim suspenso, as kokedamas são fáceis de cuidar. Dependendo do tipo de planta, a manutenção é simples. Basta borrifar água diariamente ou mergulhar a bola de musgo semanalmente em um recipiente com água, até que as bolhas de ar parem de subir.
Como fazer sua própria kokedama
Confira o passo a passo para fazer a sua própria kokedama:
• Misture a terra com a fibra de coco, umedecendo com água o suficiente para produzir uma massa consistente;
• Forme uma bola com a mistura e modele um buraco para acomodar a planta, como um vasinho;
• Retire o excesso de terra do torrão da muda e acomode-a na terra;
• Feche a bola de terra;
• Cubra a bola com o musgo ou esfagno e amarre com o cordão, utilizando o suficiente para deixar a bola bem firme;
• Utilize o mesmo cordão para suspender a kokedama ou, se desejar, acomode em um prato decorativo.
Fonte: G1