Consultórios e clínicas médicas são locais cheios de equipamentos e com uma decoração sóbria, sem muitos ornamentos.

Têm uma aparência por certo monótona. Mas a inserção de um jardim vertical nos espaços internos destes estabelecimentos amenizaria o problema.

ArqDesign Pamela Ortiz e Rejane Fonseca Arquitetura e Design de interiores

O efeito psicológico de um ambiente mais verde

As plantas têm um grande para o ser humano. Algumas correntes espirituais, como o milenar Feng Shui chinês, afirmam que espécies naturais poderiam ajudar no equilíbrio das energias nos ambientes.

É sabido também pelos arquitetos que estes seres vivos ajudam na limpeza do ar local e no controle de ruídos, contribuindo, portanto, para o projeto.

Muitos psicólogos também investigam os efeitos que as plantas causam na mente e, consequentemente, no emocional das pessoas.

ZaaV Arquitetura

Sabe-se que o contato com a natureza faria o ser humano resgatar semtimentos de paz e tranquilidade. De alguma forma, ele traria para fora um sentimento de pertencimento que o faria se sentir melhor, mais forte e alegre.

Aline Driessen 

Concluindo, as plantas podem melhorar os espaços construídos em que as pessoas vivem, além de contribuir para seu bem-estar. Pensando assim, é possível afirmar que os pacientes se sentiriam melhor estando em consultórios e clínicas com áreas verdes.

E isso, certamente, facilitaria o trabalho do profissional da saúde, pois as pessoas já entrariam mais tranquilas e confiantes na sala de atendimentos.

A decoração indicada para recepções e salas de atendimento de consultórios e clínicas

Consultórios e clínicas médicas não precisam ter “cara de morte”. Claro que por se tratar de um lugar com o exercício de uma atividade tão séria, tão importante, também não pode parecer nenhum “carnaval”.

Mas as pessoas chegam nestes lugares com a esperança de tratamento, de cura. Então, o caso é que a decoração desses interiores precisa ser adequadamente alegre – o que vai depender de planejamento.

Na área de recepção, por exemplo, podem-se usar alguns elementos um pouco mais coloridos e também com alguma textura. Poltronas firmes e resistentes serão sempre necessárias. Fora isso, talvez mesinhas auxiliares com revistas. Painéis e quadros com imagens informativas ou que remetam a bons pensamentos. Um sistema de luz variado. Além de fontes e folhagens.

Rejane Fonseca Arquitetura e Design de interiores

Aliás, por falar nisso, elementos que movimentam a energia vital chi dos ambientes são muito bem vindas, mas só se isso seja possível.

Pacientes com certos problemas de saúde costumam apresentar um quadro de hipersensibilidade. Daí, ter nos ambientes objetos com água em movimento ou cheiro pode lhes provocar dores de cabeça, enjoo e náuseas. O projetista precisa estar muito atento a isso!

ZaaV Arquitetura

Falando especificamente das plantas, nem sempre é uma boa ideia espalhar vasos em áreas de recepção e principalmente de atendimento. Algumas espécies podem soltar partículas, já outras podem acumular umidade e até ter aroma.

Portanto, antes de sair adicionando verde na decoração de consultórios e clínicas, é melhor o projetista conversar com especialista em botânica e também com os próprios médicos.

A melhor forma de adicionar verde na decoração de ambientes médicos

Vasos de plantas não têm qualquer função prática para consultórios e clínicas médicas. Basicamente, eles só servem mesmo de complemento para a decoração. E os motivos para os arquitetos e designers de interiores os adicionar aos ambientes são os que já foram citados no tópico anterior deste texto, nada mais.

Agora, é preciso deixar claro que nem todo ambiente médico combina com flores e folhagens. Dentro da área de exames e atendimento isso não é permitido – com ressalvas em se tratando de salas de atendimento psicológico.

Agora, na área de recepção de clientes e descanso de funcionários o verde pode ser adicionado sem problemas, desde que sejam seguidas as regras básicas quanto à higiene e segurança.

A opção de fazer um jardim vertical

Em entradas de estabelecimentos comerciais, circulações, salas de reuniões e outros, uma boa opção para adicionar mais verde é por meio do jardim vertical.

A beleza desse tipo de decoração ornamental está, justamente, na lembrança vida. De algum modo suas formas, cores e texturas fazem os espaços parecem, aos olhos das pessoas, mais alegres, porém suaves e cheios de boas energias.

O jardim vertical pode ser colocado em pontos estratégicos da decoração de interiores. Sua presença nos ambientes daria uma ideia de movimento –  por isso é que deve ser usado com cautela. Seu tamanho não pode ser demasiadamente grande.

E suas plantas precisam estar sempre limpas de poeira e ter uma aparência saudável – para isso pode ser necessário um sistema de rega automático.

Galpão Design Arquitetura, interiores &CO.

Perceba nas imagens de ilustração neste texto que os quadros verdes podem casar com todo o tipo de decoração. Eles também combinam bem vários materiais – ficando ótimos contrastados a elementos madeirados ou em concreto aparente.

Galpão Design Arquitetura, interiores &CO.

E seu sistema de montagem vai depender da proposta paisagística; sendo, sim, possível de ser construído em consultórios e clínicas médicas também. Experimente na sua!

Estas dicas para instalar jardins verticais em clínicas médicas foram criadas pela equipe Viva Decora.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x