1. Flor-dos-macaquinhos-dependurados
No inglês, ela é chamada de “orquídea do homem nu”. Isso porque algumas de suas pétalas lembram dos órgãos genitais masculinos. Ela cresce principalmente na região do mar Mediterrâneo e é muito procurada por possuir propriedades que resultam na farinha selepo (ingrediente essencial para a produção de um doce chamado “prazer truco”).
Além disso, a flor possui propriedades homeopáticas. Acredita-se que ela combate a diarreia. Infelizmente, é uma espécie com ameaça de extinção.
2. Orquídea-garça
Original do Japão, esta é uma das 27 mil espécies de orquídeas conhecidas. Ela possui um formato que lembra uma garça, pois suas pétalas são brancas e franjadas. Infelizmente, também é uma espécie ameaçada de extinção. Isso porque os pântanos japoneses, seu habitat natural, estão sendo destruídos para a plantação de arroz.
3. Hidnora africana
Originada do sul da África, ela tem a aparência de uma rocha e alguns até dizem parecer um extraterrestre. A planta é subterrânea e vive aproximadamente 1 ano debaixo da terra para depois emergir uma flor.
Ela tem o odor desagradável e pode ser utilizada para o tratamento contra acne.
4. Gengibre-magnífico
Essa flor é muito semelhante a uma pinha. Possui o odor bem parecido com o de gengibre que inclusive, é considerado “primo”. A flor é bem pequena e cresce entre os gominhos da planta.
Ela é bastante requisitada por permanecer viva muitos dias após seu corte.
5. Planta-pedra
Originária da África do Sul, a flor cresce em ambientes áridos. Logo, não precisam de muita água para sobreviver. Ela acaba se tornando ideal para quem não costuma cuidar de flores.
6. Flor-cadáver
Essa é uma das flores mais espetaculares do mundo. Originada de Bornéu, ela floresce a cada 10 anos e apenas por 12 horas. Ela é muito fedida, chegando a ser comparada com cocô humano, chulé e peixe podre.
7. Flor-monstro
Originada da Indonésia, essa flor na verdade um parasita que não possui muitas flores e cresce na casca rachada de uma árvore. Ela tem o odor de carne podre que impregna todo o ambiente ao redor.
Sua aparência de couro e mal odor atraem moscas, que são responsáveis pela polinização.
8. Crista-de-galo
Essa flor é originada da Ásia e floresce no verão. Em alguns países da África, Ásia e América do Sul, ela é consumida como verdura e produz milhares de sementes.
9. Coração sangrando
Nativa da Sibéria, China, Coréia e Japão, é muito utilizada em jardins. Principalmente pelo seu formato de coração. Ela floresce no início do verão e primavera. Pode chegar até 120 metros de altura.
10. Orchis Simia
Essa flor possui o formato semelhante aos primatas. Porém, seu cheiro não é nada agradável, pois é semelhante a fezes.
11. Stapelia Flavopurpurea
Encontrada na Namíbia, é semelhante a uma estrela-do-mar. Além disso, seu odor é agradável e semelhante ao mel.