De onde vem essa ideia, hein?! Para saber tudinho sobre o assunto, basta ficar de olho aqui. De quebra, ainda vamos fazer um resumo básico sobre as características de cada mês para você ficar por dentro das vantagens e desvantagens na hora de escolher a data e marcar o tão sonhado “SIM”!
Primavera – a estação das flores
Ok, você deve estar pensando: “mas a primavera começa em setembro. O que isso tem a ver?”. Simples! Em países do Hemisfério Norte a primavera tem início em maio e é a “estação das flores e das colheitas”. É quando o cenário natural e florido toma conta das ruas e parques e deixa tudo ainda mais lindo para o grande dia. Como o Brasil tem total influência da colonização européia, a prática das cerimônias em maio também foi adotada aqui.
Catolicismo – mês das mães
Outra questão também muito conhecida é que, segundo a Igreja Católica, maio é o mês oficial de homenagens a Maria – mãe de Jesus – e por isso também é conhecido como “mês das mães”. Para quem não sabe, a data é comemorada todo ano sempre no segundo domingo do mês. Lembrando que antigamente a maternidade era extremamente ligada aos casamentos.
Idade Média – Hemisfério Norte
Mais uma hipótese ainda levando em consideração o Hemisfério Norte é que, naquela época, era raríssimo as pessoas tomarem banho no outono ou no inverno por conta das baixíssimas temperaturas. Sendo assim, o primeiro banho costumava acontecer em maio, início da primavera. Logo, dava para unir o útil ao agradável e já realizar o casamento.
Tradição ou não, o fato é que maio ainda é considerado o mês das noivas. Entretanto, atualmente no Brasil, setembro também está nessa disputa e é considerado por muitos o novo mês das noivas. Não é difícil perceber o por quê, né?! É quando realmente começa a primavera aqui. Mas como nem tudo são flores (primavera, no caso), vamos dar aquele “geralzão” sobre todos os meses do ano. Então anota aí e analise bem antes de tomar a decisão final, ok?!
– Janeiro
Vantagem: normalmente é pouco procurado pelas noivas e, por isso, é mais “fácil” negociar melhores preços com os fornecedores. Devido à baixa procura, também existem mais datas disponíveis.
Desvantagem: é super quente, chove bastante, muitas pessoas viajam em decorrência das férias escolares e a lua de mel pode sair mais cara por ser alta temporada.
– Fevereiro
Vantagem: ainda é um mês pouco procurado pelas noivas, logo, os preços são melhores e pode ser mais fácil contratar serviços.
Desvantagem: ainda é calor, época de chuvas, o carnaval pode atrapalhar a festividade e a lua de mel pode sair mais cara também.
– Março
Vantagem: o calor começa a diminuir e dá espaço a temperaturas um pouco mais amenas.
Desvantagem: “são as águas de março fechando o verão”, então a chuva pode acontecer a qualquer momento.
– Abril
Vantagem: tem crescido muito a procura por casamentos em abril justamente por conta do clima – não faz muito calor, nem muito frio. As chances de chuva são menores também.
Desvantagem: os preços dos serviços começam a subir e as datas ficam mais concorridas.
– Maio
Vantagem: o clima também é bom e é uma excelente época para a lua de mel já que os preços por viagens ficam mais acessíveis.
Desvantagem: é bem concorrido por ser ainda o mês das noivas e o preço de flores costuma subir por causa do dias das mães.
– Junho
Vantagem: não é considerado um mês de concorrência e é fácil encontrar datas disponíveis em igrejas e salões.
Desvantagem: a temperatura começar a cair, principalmente durante a noite.
– Julho
Vantagem: é um ótimo mês para negociações com fornecedores já que não é tão procurado.
Desvantagem: é bem frio, época de férias escolares e a lua de mel pode ficar um pouco mais cara dependendo do destino escolhido.
– Agosto
Vantagem: também é um ótimo mês para fazer bons negócios e gastar menos. As chances de chuva são pequenas.
Desvantagem: assim como junho e julho, também faz aquele friozinho e, para as noivas supersticiosas, agosto é o mês do desgosto e pode trazer azar para o casamento.
– Setembro
Vantagem: além do charme da primavera, o clima já está mais ameno e não tão frio.
Desvantagem: por ser o novo maio, setembro é super concorrido e é necessário correr para fechar tudo o quanto antes.
– Outubro
Vantagem: é o auge da primavera e o cenário fica incrível também, sem contar as poucas chuvas.
Desvantagem: assim como setembro, o mês é bastante concorrido também. Então, corra!
– Novembro
Vantagem: o horário de verão proporciona um pôr-do-sol lindo durante a celebração à noite.
Desvantagem: as chuvas voltam, assim como o calor. E os preços da lua de mel disparam por conta da proximidade das férias.
– Dezembro
Vantagem: o décimo terceiro salário ajuda super a equilibrar os gastos com os fornecedores.
Desvantagem: as chuvas de verão marcam presença e o calor também toma conta.