TENDÊNCIA: FICAR EM CASA É O NOVO SAIR
A colunista Luiza Loyola, especialista do WGSN, fala sobre a nova maneira de socializar
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Se você gosta de ler matérias sobre comportamento, muito provavelmente já se deparou com o termo FoMO (fear of missing out — medo de ficar de fora). O FoMO é uma característica da geração millennial, mas também acomete pessoas de todas as idades: é aquela angústia por querer participar de todos os eventos e não “perder nada”. Mas tem muita gente que valoriza o prazer de estar em casa, de “perder” o agito e sentir certo prazer em não estar lá. Para essas pessoas, o sentimento é o oposto: JoMO (joy of missing out — alegria de ficar de fora).
Como o JoMO se torna o novo FoMO, as marcas, os arquitetos e os designers devem criar maneiras criativas de entregar produtos, projetos e soluções que atendam à natureza caseira dos millennials. Para essa geração especificamente, ficar em casa é o novo sair. O fato é: com tudo disponível on-line, está mais fácil do que nunca atender ou satisfazer às necessidades diárias sem pisar fora de casa. Novas tecnologias e novos serviços sob demanda estão transformando radicalmente as residências em espaços de trabalho, centros de bem-estar e entretenimento.
A maneira como as pessoas socializam está sendo reinventada, já que agora aparentemente tudo pode ser feito em casa! Serviços de streaming de música ou de filmes permitem aquele “movie night” muito mais confortável e festas muito mais animadas e com as músicas de que realmente gostamos. Ao mesmo tempo, buscamos compartilhar momentos de real conexão com nossos familiares e amigos. Para que sair se em casa posso ter tudo e ainda incluir as crianças e os animais de estimação na bagunça?
Além disso, com os ambientes cada vez mais integrados, todo o processo de receber é mais convidativo e participativo. Uma aparência informal, despretensiosa e caseira impacta a forma de receber em casa, desde a escolha da refeição oferecida até a participação dos convidados no preparo dessa. Não tem problema se o faqueiro não está completo ou se não há cadeiras suficientes para todo mundo se sentar à mesa. A graça está nessa vibe autêntica e acolhedora.
(Foto: Divulgação)
Luiza Loyola é especialista do WGSN, que possui o Lifestyle & Interiors, portal de tendências de design de interiores, hospitalidade e estilo de vida. Contato marketinglatam@wgsn.com