As melhores plantas para limpar o ar nos quartos dos bebés
Um estudo da NASA revelou que elas absorvem substâncias tóxicas presentes nas roupas, tintas da parede e móveis novos. 31/01/2019 às 17:55
Como purificar o ar e ainda decorar o quarto do bebé.
texto
Klara Duccini
Preparar o quarto do bebé antes de ele nascer faz parte do ritual de todas as famílias. Por isso, os pais adoram pintar as paredes, comprar móveis novos e decorar tudo com brinquedos. No fundo, querem que aquele espaço seja exatamente como imaginaram. O problema é que eles não percebem que isso está também a encher o ambiente daquela divisão com substâncias químicas nocivas para o bebé.
“Muitos estudos demonstram que o ar que respiramos dentro de casa, em ambientes internos e escritórios fechados, tem dez vezes mais poluentes do que o ar que respiramos na rua”, explica Gica Mesiara, 45 anos, especialista em jardins verticais e tecnologias verdes.
O guarda-roupa, as estantes, berços, o trocador, a poltrona ou até as roupinhas novas. Todos eles têm na sua composição gases tóxicos, como o formaldeído ou formol (que está nos painéis de madeira, corante de tecidos e tintas), amónia (produtos de limpeza em geral), xileno (nos papéis de parede) e benzeno (que faz parte dos vernizes).
O melhor antídoto para este ambiente, segundo a NASA, são mesmo as plantas. A agência espacial norte-americana utiliza-as precisamente para manter a oxigenação nas estações espaciais. Elas não só purificaram o ar, como os astronautas conseguem ficar durante mais tempo numa missão.
“O autor do estudo, Bill Wolverton, recolheu uma primeira amostra numa estação espacial e detetou 300 compostos orgânicos voláteis (COV), que são gases tóxicos presentes no ar. Numa segunda fase, o ambiente foi decorado com uma imensa variedade de plantas e o mesmo engenheiro espacial verificou que as plantas fizeram um trabalho de purificação do ar e os COV tinham desaparecido”, conta Gica Mesiara à NiT.
Com a ajuda desta especialista, a NiT escolheu algumas plantas que funcionam como filtro natural e que vão ajudar a combater os gases tóxicos presentes no quarto dos miúdos. Carregue na galeria.